Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 02:23

Joaçaba

Dia Nacional do Doador de Sangue: programação especial em Joaçaba

Publicado em 25/11/2013 ás10:30

Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 25, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para festejar a data, o Hemosc de Joaçaba estará atendendo até às 18h30min sem fechar ao meio dia com diversas atividades para homenagear os doadores. “Estamos entregando a camiseta do doador para quem tem acima de três doações e também um kit para aqueles que estão doando pela primeira vez” informou Monica Beal do setor de Captação de Doadores. “É uma forma simples de agradecimento” acrescentou ela esperando que com a mobilização nacional compareçam 60 doadores neste dia. A média diária é de 10 doações.

De acordo com Monica, o estoque de sangue é razoável, no entanto há deficiência em tipagens negativas (O, A e AB) no Hemosc de Joaçaba que atende aproximadamente 30 hospitais. “Final de ano as pessoas viajam e temos uma queda significativa, por isso estamos buscando parcerias com empresas e órgãos públicos para tentar amenizar o problema, pois as pessoas permanecem nos hospitais e aumenta significativamente o número de acidentes” apontou preocupada.

A responsável pela captação de doadores revela que algumas cirurgias eletivas, de menor complexidade, estão sendo canceladas por essa deficiência em tipagens negativas. “Atrasa todo o cronograma, pois as cirurgias são remarcadas aumentando a fila de espera” observou.  

O Hemosc consegue atingir 300 doações mensais quando são realizadas coletas externas. “Para o próximo ano nosso objetivo é chegar a 300 ou 350 doações mensais, número que dará maior tranquilidade no atendimento a população de 500 habitantes na região” disse Monica.

A estrutura do Hemosc, atualmente, em Santa Catarina, conta com um hemocentro central, em Florianópolis, seis hemocentros regionais (Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Joinville e Blumenau), três postos de coleta (em Canoinhas, Jaraguá do Sul e Tubarão) e oito agências transfusionais.

O Hemosc de Joaçaba faz parte da rede de unidades públicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrado pela Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece). De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), o hemocentro catarinense está entre os quatro melhores do país.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X