Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 06:06

Herval d' Oeste

Projeto idealizado por alunos da E.E.B São José é apresentado aos vereadores

Publicado em 26/11/2013 ás12:00

Projeto trata da mobilidade e acessibilidade Rural e Urbana

Foto: Projeto trata da mobilidade e acessibilidade Rural e Urbana

Atendendo a uma solicitação da Afubra a Câmara de Vereadores de Herval d´Oeste abriu espaço na sessão desta segunda-feira (25), no momento destinado a presidência, para que alunos da Escola de Educação Básica São José apresentassem o projeto “Jovens em busca da Cidadania: Mobilidade e Acessibilidade Rural e Urbana. De que Forma Acontecem?” Foi pensando na qualidade de vida da população focando as dificuldades enfrentadas nos grandes centros urbanos, devido ao crescimento e a migração da zona rural para as grandes cidades que os alunos desenvolveram o projeto, dentro da aula de sociologia, baseado na ação dos indivíduos dentro da sociedade. Alunos e pais estiveram presentes na sessão.

Com este projeto as alunas do ensino médio Eduarda Donatti Parentti e Gabriela Aparecida Morais, orientadas pelas professoras Tânia Maria Mandial Rosa e Deise Maria Krühs, representaram a Escola São José no projeto desenvolvido pela Afubra- Verde é Vida- no dia 28 de junho de 2013, no Pavilhão da Igreja Bom Jesus em Herval d’Oeste, em que conquistaram o 1º lugar a nível regional. Já no dia 22 de outubro, participaram novamente do encontro promovido também pela Afubra em Água Doce, onde apresentaram novamente o projeto concorrendo com outras quatro escolas e conquistando o 2º lugar. O projeto também é de autoria dos alunos: Alessandra Aparecida Moratelli, Gabriela Borges do Amaral, Giovana Pasquali, Everton Rael de Almeida e Jéssyca Sara de Col (das turmas 201 e 101).

Eduarda e Gabriela que apresentaram o projeto aos vereadores destacaram que por meio de pesquisas de campo, colocaram o estudo de sala de aula em prática, tornando-se um projeto. “Começamos a nos questionar se em nossa região há uma boa qualidade de vida, se as escolas, estabelecimentos comerciais e outros pontos correspondem às necessidades de pessoas com deficiência e aos demais membros da sociedade e se há projetos voltados à empregabilidade dessas pessoas. Somos nós jovens, que devemos lutar por nossos direitos, assegurar saúde e educação às pessoas com deficiência, entre outros”.

Segundo as alunas os objetivos eram o de analisar por meio das pesquisas de campo, se os recursos públicos estavam sendo aplicados corretamente ao observar a realidade que pessoas em geral estavam enfrentando na época em que iniciaram a pesquisa e continuam enfrentando no meio em que convivem. “Assim como verificar se os projetos estavam e estão sendo executados e conseguimos várias respostas para nossas perguntas que estão registradas em nosso trabalho”.

O vereador Davi Frozza (PSD) destacou a importância de jovens demostrarem preocupação com a agricultura. “São os jovens o futuro do nosso Brasil”. Jean Patrick Giusti (PSDB) parabenizou a iniciativa das alunas, apresentando um projeto que não só relata as dificuldades, mas que também chama a atenção de todos para a importância da agricultura. Adelar Provenci- Kiko (PSDB), disse admirar o fato dos jovens se preocuparem com a subsistência da vida no interior. Leonardo Mascarello (PSDB) fez questão de parabenizar as alunas e frisar o quanto é importante o envolvimento dos poderes públicos para garantir uma vida de qualidade e dignidade ao agricultor.

Um dado apresentado pela pesquisa realizada pelas alunas na Comunidade de Linha Capoeirada preocupou aos vereadores. Num universo de 20 pessoas entrevistadas 5% afirmaram que não querem permanecer no campo. O vereador Juarez de Souza (PMDB) se disse impressionado pelo teor do projeto e questionou as alunas sobre as sugestões apresentadas por elas na conclusão do trabalho. Entre as respostas a necessidade de mais infraestrutura no interior como melhores escolas, transporte coletivo e estradas.

O presidente do Legislativo Gilmar José Dri (PSD), disse estar muito preocupado com a realidade vivida pelo homem do campo. “Temos noção do êxodo rural, sabemos que é preocupante, vejo hoje como principal oponente do nosso agricultor os problemas climáticos. Sabemos que precisa ter coragem e amor à terra para permanecer no campo. Mas também temos que citar que Herval d’ Oeste cresceu muito nos últimos anos no setor agropecuário. Temos grandes empresas no interior, aviários que usam da mais avençada tecnologia, avanços significativos na suinocultura e também na bovinocultura que destaca nosso município em nível de estado. Enquanto secretário de Agricultura implantamos muitos programas para melhorar a vida do homem do campo como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), comprando produtos diretamente do nosso agricultor e gerando renda para as famílias”.

Os vereadores Tomaz Alberto Conrado e Everton Parisenti (PMDB), Euclides Filipini- Clidão- (PSDB) e Vanderlei Antunes da Silva (PRB) não participaram da sessão por estarem em Brasília participando do curso promovido Pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). Osni de Ávila (PSD) não participou da sessão por problemas de saúde.

 

Fonte: Joce Pereira

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X