Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 08:10

Educação

Unoesc obtém excelentes conceitos nos indicadores do MEC

Publicado em 04/12/2013 ás08:52

Ilustrativa

Foto: Ilustrativa

O Ministério da Educação divulgou segunda-feira (02) os conceitos preliminares de curso (CPC) e os índices gerais de cursos (IGC) das instituições de ensino superior brasileiras, relativos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2012. A Unoesc teve 42 cursos avaliados nessa edição. Todos obtiveram conceito preliminar de curso entre 3 e 5, numa escala de 1 a 5, o que indica que estão dentro ou acima do padrão de qualidade exigido pelo MEC. No IGC, a Universidade manteve o conceito 3, mas no desdobramento desse resultado observa-se um crescimento significativo em relação ao IGC do Enade 2011.

O curso que obteve melhor desempenho no CPC 2012 foi Ciências Contábeis, de Pinhalzinho, que ficou com o conceito máximo dessa avaliação: 5. Obtiveram conceito 4 os cursos de Administração de Chapecó, Maravilha e Campos Novos; Ciências Contábeis de Joaçaba, Videira, Xanxerê e São Miguel do Oeste; Comunicação Social Publicidade e Propaganda, de Joaçaba; Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, de Chapecó; Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, de Fraiburgo; Design, de Videira; Direito, de São Miguel do Oeste, Xanxerê e Pinhalzinho; Psicologia, de Joaçaba e São Miguel do Oeste.

Os demais cursos da Unoesc avaliados em 2012 obtiveram conceito três ou ficaram sem conceito, em função de que no momento da avaliação ainda não apresentavam alunos concluintes ou não tinham alunos ingressantes.

Resultados eram esperados

Os resultados positivos já eram esperados desde a divulgação das notas do Enade 2012, em que os cursos da Unoesc obtiveram bons resultados. A novidade ficou por conta dos cursos de Administração de Chapecó, Design de Videira e Direito de São Miguel do Oeste e Pinhalzinho, que haviam obtido conceito 3 no Enade, mas, com a avaliação dos demais elementos considerados para a composição do CPC, alcançaram conceito 4 nesse indicador.

O Vice-reitor Acadêmico da Unoesc, professor Dr. Nelson Santos Machado, afirma que todos os resultados foram muito satisfatórios, especialmente pelo crescimento no número de cursos com conceito 4 e pelo conceito 5 obtido pelo Curso de Ciências Contábeis de Pinhalzinho, que no Enade ficou com a segunda melhor nota entre os cursos de Ciências Contábeis do País.

– Não temos a menor dúvida de que a Unoesc tem cursos de qualidade, mas é muito bom ver essa qualidade refletida em indicadores externos, como é o Enade, o CPC e o IGC – diz o Vice-reitor, lembrando que nas avaliações de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizadas in loco, os cursos da Universidade normalmente recebem conceitos melhores do que os indicadores derivados do Enade.

Sobre o IGC, ele observa que embora o conceito tenha se mantido igual ao de 2011, a Unoesc obteve um avanço de 16,5% na soma dos elementos que formam esse indicador.

– Isso nos faz crer que estamos no caminho certo e que precisamos continuar trabalhando para melhorar – afirma, acrescentando que a melhora dos indicadores é um processo continuo.

Entenda

O CPC e o IGC são indicadores da qualidade dos cursos de graduação oferecidos no Brasil. São conceitos atribuídos pelo Ministério da Educação a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e de dados relativos às condições de ensino oferecidas pelas instituições de ensino superior.

O CPC avalia o rendimento dos estudantes no Enade, a infraestrutura, a organização didático-pedagógica e o corpo docente da instituição. Já o ICG considera a média dos conceitos preliminares de curso avaliados no ano de referência e os conceitos atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aos programas de Pós-graduação.

Enade 2013

Todos os cursos de graduação passam pelo Enade a cada três anos e os resultados são divulgados cerca de um ano depois da realização da prova. Assim, os resultados dos cursos cujos alunos realizaram a prova em 2013 serão divulgados em 2014.

Fonte: Bruna Santos de Andrade /Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X