Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 19:04

Estado

Justiça determina volta de 50% dos grevistas da Cidasc

Publicado em 06/12/2013 ás09:00

Sindaspi

Foto: Sindaspi

O desembargador do TRT-SC, Jorge Luiz Volpato, concedeu liminar, nesta quinta-feira (05), à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), determinando o retorno ao trabalho de 50% dos trabalhadores da empresa de economia mista.

A Cidasc ajuizou ação no TRT-SC pedindo a declaração liminar de abusividade da greve, inciada nesta quarta-feira (04). Na ação a Cidasc também requer que o Tribunal determine a manutenção no trabalho de pelo menos 50% dos trabalhadores.

A empresa de economia mista sustenta que a deflagração da greve não cumpriu requisitos legais como a notificação do empregador com a antecedência mínima estabelecida em lei. Alega o caráter essencial da atividade, em especial no tocante à fiscalização de produtos alimentícios, responsável pela qualidade sanitária dos alimentos consumidos pela população.

A empresa também diz que não foi realizada assembleia de trabalhadores para deliberar sobre a greve, que não teria sido previamente comunicada da paralisação, nem convocada para negociação coletiva, que não existe pauta reivindicatória e que a convenção coletiva da categoria está em plena vigência e devidamente cumprida.

Afirma, ainda, que o aumento salarial da categoria já está sendo tratado entre a empresa e o governo, de modo que não se pode falar em frustração das negociações coletivas, condição essencial para legitimar o movimento paredista.

O relator da ação no Tribunal, desembargador Jorge Luiz Volpato, entendeu que não ficou demonstrada a efetiva frustração da negociação convencional, mas que há indícios de abuso no exercício do direito de greve. Assim, deferiu em parte a liminar requerida, determinando o retorno ao trabalho para o atendimento a todos os postos de barreira, onde é realizada a fiscalização de alimentos que chegam de outros estados.

Embora não tenha declarado a abusividade do movimento, fixou em R$ 50 mil a multa para o caso de descumprimento da determinação judicial.

Por fim, para tentar resolver o conflito pela via negocial, o desembargador-relator determinou a intimação do Ministério Público do Trabalho e marcou audiência de conciliação para a próxima segunda-feira (09), a partir das 13h30min, na sala de sessões do Tribunal Pleno.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X