Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 05:02

Herval d' Oeste

Formatura do Fogo

Publicado em 11/12/2013 ás23:47

Formatura aconteceu no 26º BPM em Herval d´Oeste

Foto: Formatura aconteceu no 26º BPM em Herval d´Oeste

O 26º Batalhão de Polícia Militar realizou na noite desta quarta-feira (11) a 'Formatura do Fogo', solenidade militar que marca o término do período básico de formação dos 31 alunos soldados com a entrega formal dos uniformes de instrução da Corporação que serão utilizados internamente.   

Diante de policiais militares, autoridades e familiares, os alunos soldados adentraram o pátio do quartel com as devidas fardas e receberão do comandante do Batalhão, Tenente Coronel Luiz Roberto Müller, acompanhado dos padrinhos e madrinhas, a cobertura (boné), simbolizando a entrega do fardamento.

O aluno Adriano Sartori que fez a leitura do texto ‘Minha farda, Minha vida’, de sua autoria, disse ser um orgulho representar os demais para declarar a felicidade e orgulho em estar recebendo o fardamento.

Durante seu discurso, o comandante do 26º BPM, exaltou o momento lembrando aos alunos da grande responsabilidade que a farda representa. “O uniforme não é mera vestimenta, constitui-se no símbolo da autoridade de que está efetivamente investido o militar estadual. Representa o poder estatal armado que impõe a lei, sustenta o justo e o fraco, e pune a arrogância. É o foco da atenção pública, o referencial de socorro para os que sofrem a violência e a tragédia”, e acrescentou “Meus alunos soldados, ostentem-no com orgulho e dignidade. Vistam-no como quem enverga a armadura dos cavaleiros medievais iluminados pelo seu ideal de fé e justiça. Sejam envolvidos por este manto de honra imaculável na sua essência. Preservem-no da desonra e tenham nele dia após dia um paradigma a lembrar-lhes sempre dos princípios éticos da lealdade e justiça aliados a disciplina e hierarquia, sustentáculos desta instituição” ressaltou Tenente Coronel Luiz Roberto Müller, que concluiu com um provérbio: “Dizem que o hábito não faz o monge, mas certamente o identifica”.

Os alunos soldados continuam em período de instrução com disciplinas teóricas antes da prática de policiamento. A formatura está prevista para acontecer em meados de julho do próximo ano.

Origem do uniforme militar

A história relata que os uniformes militares surgiram na Boêmia, atual República Checa, durante a Guerra dos 30 anos, de 1618 a 1648. Na época foram concebidos não apenas para facilitar a identificação dos combatentes, mas para tornar a luta mais fácil e impressionar os oponentes. Durante as guerras Napoleônicas, no início do século XIX, apareceram novas combinações de peças do fardamento com cores e assessórios. Cem anos depois, a Primeira Guerra Mundial incorporou as casacas e daí para frente os uniformes passaram a ser utilizados não só nos campos de batalha, com os modelos mais variados, mas dentro de uma tradição e simbologia militar a nível mundial.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X