Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
22-08-2019 | 11:14
GERAL16/01/2013 às 09:15

Mesmo com liminar de impedimento, IGP se instala em novo endereço

Mesmo com a decisão contrária, quanto à instalação do Instituto Geral de Perícias (IGP) no centro da cidade - concedida através de liminar pelo Juiz de Direito da Comarca de Joaçaba, Alexandre Dittrich Buhr, na última semana, o IGP já ocupa novo espaço. A mudança, para a Rua Salgado Filho, ocorreu na sexta-feira (11).

Há mais de quatro anos o IGP funcionava em salas cedidas pela Delegacia Regional de Polícia na Rua Tiradentes. Diante da precariedade das instalações e da necessidade de um espaço mais adequado para atender a demanda dos 20 municípios que o órgão atende, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado locou o imóvel onde funcionava a antiga sede da Advocacia Geral da União. Os funcionários do IGP ocupavam quatro salas pequenas, neste no novo imóvel serão 16 salas.

Entre as atividades desenvolvidas pelo IGP estão a confecção de carteira de identidade, identificação criminal, perícia papiloscópica, perícia grafoscópica, perícia em balística e em veículos. Além de perícia em informática, engenharia legal, perícia ambiental, em lesões corporais e em necropsia.

A redação do Jornal Diário do Vale recebeu informação de familiares das cinco vítimas do acidente do último domingo (14), que apenas dois corpos foram liberados para o sepultamento, e que a liberação foi feita pelo Instituto Médico Legal (IML) de Concórdia, já que o de Joaçaba não estaria funcionando. A razão seria à mudança de local do IGP.

Conforme o técnico do IGP, Leandro Moreira, o IGP de Joaçaba, levou os corpos para Concórdia para realização da necropsia e liberação. O técnico destaca que o novo local está passando por adaptações e instalação de pontos de rede e internet. “O local estará aberto para a população só na semana que vem”, diz. “Não recebemos nenhum comunicado oficial, nem o IGP daqui nem o de Florianópolis, quanto algum impedimento à mudança de local”, destaca.

Segundo informações, o IGP entregou a prefeitura no mês de outubro de 2012, um estudo, o Relatório de Impacto de vizinhança requerido pelos moradores, para que a mudança de local pudesse acontecer. Nenhum outro IGP do estado possui alvará para funcionamento. Sequer as delegacias de polícia.

O técnico disse ainda que nesta quarta-feira (16) o IGP estará fazendo perícias em lesão corporal e flagrante no novo endereço, na Rua Salgado Filho, nas proximidades do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). Na quinta-feira (17) voltará a acontecer perícias em lesão corporal normal e na semana que vem outros serviços como emissão de carteiras de identidade, perícias grafoscópicas e exame de drogas, perícias em veículos e perícia criminal, envolvendo apenas homicídios. Os corpos ainda estão sendo enviados e liberados para os IMLs de Concórdia e Videira. A previsão é de que o IML de Joaçaba também volte a funcionar já na próxima semana.

Confira a notícia sobre a liminar que impedia a instalação do IGP neste endereço: http://www.cacodarosa.com/noticia_selecionada.php?id_noticia=371

Fonte: Paula Patussi/Diário do Vale

Tags
Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui