Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 09:04

Joaçaba

Impasse na construção do novo reservatório ocasionou falta de água na cidade alta

Publicado em 07/01/2014 ás10:30

Administradora do Simae, Elizabet Sartori

Foto: Administradora do Simae, Elizabet Sartori

O controle no fornecimento de água feito pelo Simae na parte alta de Joaçaba no final do ano, foi ocasionado pelo impasse na implantação de um novo reservatório. A informação foi repassada ao Portal Caco da Rosa pela administradora da autarquia, Elizabet Sartori. De acordo com ela, pelo planejamento do Simae, o novo reservatório deveria estar pronto ainda no final de 2012. No entanto, a administração municipal disponibilizou um terreno próximo a rótula do Acesso Adolfo Ziguelli, mas quando a construção estava para começar, a vizinhança fez pressão e a administração suspendeu a obra.

O projeto previa a ampliação da reserva de água na cidade alta com aumento de adutora, dos conjuntos bombeadores e painéis de comando. “Estamos a 18 meses tentando construir este novo reservatório. Licitamos a obra e chegamos a entregar a ordem de serviço à empresa de Lages, vencedora do certame, mas a população se indispôs e não aceitou a construção naquele local”, informou Elizabet. A empresa chegou a adquirir as estacas e já estava na cidade para a realização da obra. “O contrato foi reincidido e o Simae teve arcar com um prejuízo estimado em mais de R$ 20 mil”, revelou a administradora do sistema.

Um novo terreno em frente à empresa Pegoraro foi disponibilizado pela administração em dezembro passado. A construção deve iniciar em breve com prazo até a metade do ano para a conclusão, uma vez que o Simae possui a adutora, conjuntos motobomba e painéis já adquiridos. “Assim quando chegar o próximo verão não teremos mais dificuldades no abastecimento daquela região” disse Elizabet que ressaltou ainda que não foi racionamento e sim um controle de distribuição de água no período das 23h até as 07h, tempo necessário para recuperar o volume no reservatório principal que fica no topo do bairro Nossa Senhora de Lourdes, e garantir a distribuição durante o dia. “A partir do natal tivemos um aumento no consumo de água naquela região, provavelmente devido ao acréscimo de pessoas na cidade, mas as famílias que possuem reservatório não sentiram dificuldade no abastecimento”.

O problema atingiu toda a região alta, bairros Monte Belo e Anzolin, com reflexos no Jardim das Hortências, região do Aeroporto. A captação de água e volume de reserva nos demais locais está normal. O novo reservatório terá capacidade para 500 mil litros de água, sendo que o reservatório atual conta com capacidade de 1,1000 litros de água.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X