Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 30/10/2026 | 18:49
Publicado em 29/11/2023 ás10:25
Inúmeras foram as cirurgias realizadas no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) neste ano, mas, em meio a tantos procedimentos, um deles, realizado no mês de abril, chamou a atenção da equipe médica e foi destaque neste mês de novembro no “Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica”, realizado no Rio de Janeiro. Foi a retirada de um Lipossarcoma de Retroperitônio, ou seja, um tumor localizado na cavidade abdominal, que mediu 32x25x15 centímetros e pesou 5,3 quilos.
O tumor foi retirado de um homem de 65 anos que, além de apresentar aumento abdominal, sentia dor intensa e corria risco de ter órgãos afetados de modo que parassem de funcionar. A cirurgia durou cerca de quatro horas e foi realizada pelos cirurgiões oncológicos Doutores Gabriel Nunes e Ricardo Bastos, com o auxílio do estudante de Medicina Vitório Abido.
— A cirurgia foi complexa, porque o tumor gigante de retroperitoneo possui um acesso muito difícil. É necessário chegar na parte detrás do intestino, rim, estômago para encontrá-lo. Outro desafio é retirá-lo por completo, de uma só vez, ou seja, em monobloco, para evitar disseminar células cancerígenas no abdômen — explicou o Doutor Gabriel.

Após a cirurgia, o paciente ficou internado por uma semana. Atualmente, encontra-se totalmente recuperado, realizando consultas de rotina.
A complexidade do caso, além da condição atípica, uma vez que o tumor é considerado raro e gigante, transformou o caso em um estudo. Durante o “Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica”, realizado no Rio de Janeiro, os Doutores Gabriel e Ricardo puderam dar detalhes do procedimento e compartilhar informações entre a comunidade médica, estudantes de Medicina e outros profissionais da área da saúde presentes no evento.

— Trabalhamos para melhorar a vida dos pacientes que chegam até nós e a satisfação em poder realizar de forma exitosa um procedimento tão desafiador como esse é muito grande. Também estamos felizes por apresentar o estudo realizado no Congresso, que é o maior da área no País — finalizou Gabriel.
Fonte: Ascom/HUSTO acidente ocorreu por volta das 16h, nas proximidades da subestação da Celesc, e envolveu também outros dois veículos, um GM/Ônix e um GM/Celta
Testemunhas relataram à Polícia Militar que o homem, de 60 anos, invadiu a residência da vítima para exigir a retirada de uma medida protetiva de urgê
Andressa foi encontrada inconsciente e socorrida ao Hospital São Paulo, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu durante o atendimento méd
Celestino Guzatti, de 60 anos, apontado como autor do assassinato de Franciele Aparecida de Lima, de 34 anos, foi encontrado com ferimentos por dispar
A empresa Viga Pavimentação e Obras venceu a licitação para a construção do trecho de 9,9 km, que ligará a BR-282 à Comunidade de Duas Casas. O invest
Atendendo notificação extrajudicial encaminhada pela defesa da ex-prefeita de Monte Carlo, Sonia Salete Vedovatto, o Portal de Notícias Caco da Rosa d