Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 08:56

Carnaval

Carnaval de Joaçaba reuniu maior público de suas edições

Publicado em 06/03/2014 ás14:30

Tiago Rafael

Foto: Tiago Rafael

Dados da Liga Independente de Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d´Oeste (LIESJHO) confirmam que esse foi o ano de maior público nas arquibancadas e camarotes na Avenida XV de Novembro durante dos dois dias de desfile. Para o sábado sobraram poucos ingressos, geralmente salteados e que não atraiam quem queria comprar lugares conjuntos. Já na segunda com preços populares – não ocorreu lotação, porém o número de pessoas foi bem superior a anos anterior. “Se a chuva tivesse dado uma trégua talvez esses dados fossem melhores ainda”, destacou Sérgio de Giacometti, presidente da Liesjho.

Sobre os lugares vagos nas arquibancadas e camarotes ele explicou “muitos desfilam e isso ocorre todo o ano. Assistem as outras escolas e depois partem para a tarefa de ajudar a sua agremiação. Porém esse foi sem dúvida o maior evento que já tivemos. Tínhamos uma preocupação com os ingressos de segunda, mas vendemos muito bem”, destacou ele.

Em relação à queda do índice da rede hoteleira e inclusive a afirmação do presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de que foi o pior resultado dos últimos dez anos Giacometti disse que é preciso entender o que foi dito. “Primeiro Guinter tem essa preocupação desde o ano passado quando os turistas que vieram ao Carnafolia que era realizado fora da área central não gostaram do evento e falaram que não voltariam mais”, afirmou.

Questionado, Guinter confirmou essa constatação e ainda destacou que realmente foi possível observar que os turistas que vieram aos hotéis eram em grande maioria para os dois dias de desfile, já para o Carnafolia os hotéis não angariam tanto público. Porém quem veio este ano nunca tinha vindo. “Todos que vieram adoraram o evento desse ano, falaram que vão retornar e mais disseram que vão trazer amigos e parentes. Nossos hóspedes elogiaram a estrutura física do evento e implantação de várias novidades no carnaval deste ano. Creio que em dois anos no máximo vamos recuperar todo nosso público. É muito importante que o Carnafolia continue no centro da cidade, isto é garantia de aquecimento dos setores de hotelaria e gastronomia. Entendo que uma parcela do comércio é contrária ao evento no centro, mas é uma única vez ao ano e por poucos dias, um evento hoje nacional é muito importante para a economia local”, destacou.

Outra questão levantada pelos presidentes dos blocos são os pacotes e valores praticados pelos hotéis de Joaçaba. Conforme Rodrigo Garcia, presidente do maior bloco do Carnafolia Skol 2014, “infelizmente os hotéis queriam vender os pacotes completos, mas nem todos ficam as cinco noites. Tinha hotel pedindo R$ 300,00 por noite avulsa, o que é mais caro do que muitos pacotes de blocos para cinco dias de festa”, afirmou reforçando que hotéis de Catanduvas e Água Doce acabaram agregando muitos dos foliões. Ele disse que o que ocorreu também foi um aumento considerável de participantes no evento, somente no bloco Los Iguanas de 2013 para 2014 esse número foi superior a 35%. “Tivemos somente do Rio de Janeiro 50 integrantes. Pessoas de São Paulo e Curitiba. Muitos deles ficaram em hospedagens alternativas em casas e apartamentos – muitos se alojaram em residências de integrantes locais do bloco”, ressaltou. “durante a semana anterior ao carnaval eu estive pessoalmente em todos os hotéis de Joaçba para negociar acomodação aos integrantes do meu bloco, mas em todos a resposta era de que já estavam lotados ou as vagas existentes eram apenas para pacotes de 5 dias, o que não era o objetivo de alguns foliões naquele momento”, afirmou Garcia.

Região:

Outro fato interessante e divulgado pela secretaria de turismo de Treze Tílias, através da assessora Manuela Rodrigues, é de que todos os hotéis da cidade estiveram lotados nos cinco dias de evento. Segundo ele, outras cidades da Rota da Amizade como Fraiburgo e Piratuba tiveram lotação máxima e Videira teve lotação bem acima de outros anos. Videira, no sábado dia 01, paralelo ao desfile de escolas de samba em Joaçaba teve show nacional gratuito com a banda Paralamas do Sucesso. “Com certeza o carnaval de Joaçaba nos auxilia e muito nessa data. Muitos turistas vieram participar do evento e se hospedaram aqui. A partir do sábado de manhã, dia do desfile em Joaçaba, tivemos que destinar alguns turistas para Arroio Trinta e Água Doce por falta de leitos em Treze Tílias, destacando que em nossa cidade são 750 leitos disponíveis e em Piratuba, aproximadamente mil leitos”, destacou Manuela. Por sua vez, Guinter afirmou que esta busca pelas cidades vizinhas tem fácil explicação; “são atrações para o dia, como as águas termais de Piratuba ou a cultura e gastronomia de Treze Tílias. As pessoas aproveitam as noites de Carnaval em Joaçaba e o dia nas cidades vizinhas. Considero ser um fator importante que para os próximos eventos em Joaçaba sejam criadas atrações também diárias para que o turista possa permanecer mais tempo na cidade”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X