Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 15:13

Herval d' Oeste

Sessão solene da Câmara marca a abertura da Campanha da Fraternidade

Publicado em 07/03/2014 ás10:00

Sessão aconteceu no pavilhão da Igreja Senhor Bom Jesus

Foto: Sessão aconteceu no pavilhão da Igreja Senhor Bom Jesus

Com a presença do padre Davi Lenor Ribeiro dos Santos da Paróquia de Herval d’ Oeste, do Bispo Dom frei Mario Marquez da Diocese de Joaçaba foi realizada na noite desta quinta-feira (6), no pavilhão da Igreja Senhor Bom Jesus Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Herval d’ Oeste com o objetivo de marcar a abertura da Campanha da Fraternidade de 2014, que tem como tema este ano: “Fraternidade e Tráfico Humano”, com o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

A sessão foi uma solicitação do padre Davi proposta via requerimento de autoria do presidente da Casa Juarez de Souza e demais vereadores e aprovada por unanimidade. Participaram do ato solene os vereadores Juarez de Souza presidente do Legislativo Municipal, Everton Parisenti, Adelar Provenci-Kiko, Euclides Filipini- Clidão, Patrick Giusti, Vanderlei Antunes da Silva, Gilmar Dri, Leonardo Mascarello e Davi Frozza. Também estiveram presentes representantes de entidades e comunidade.

Padre Davi Lenor apresentou aos vereadores as estatísticas do tráfico humano  no mundo. Segundo o pároco a escolha do tema surgiu com a proposta dos Grupos de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, junto à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e a entidades ligadas à Pastoral da Mobilidade Humana. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) está atenta para o aumento de vítimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual. De acordo com o site da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes – psicologicamente e de recursos.

O tema da Campanha da Fraternidade chegará junto com a Copa de 2014, época em que o país receberá muitos eventos e visitantes, o que pode favorecer aliciadores e traficantes. A Campanha será intensificada com um trabalho de conscientização para minimizar a prática criminosa. Segundo a ONU, o tráfico de pessoas é bastante lucrativo: movimenta anualmente 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor, 85% provêm da exploração sexual. Entre os principais destinos de pessoas traficadas estão: Espanha, Itália, Portugal, França, Holanda, Áustria e Suíça.

“O tráfico humano é um crime silencioso, discreto, mas muito maléfico ele se divide em quatro etapas cruéis, trabalho escravo, tráfico de órgãos, tráfico sexual e de crianças. Este crime é rentável e de custo baixo para quem os pratica, os traficantes se sentem seguro devido a impunidade, eles iludem as vítimas com promessas e elas depois, caso escapem com vida, ficam com medo de denunciar o que dificulta o trabalho da polícia. Precisamos trabalhar na prevenção, informar a comunidade, cobrar maior atuação dos governos”. Destacou o pároco.

O padre citou o Protocolo de Palermo, assinado em 2005 no Brasil, como primeiro plano de enfrentamento do tráfico humano. Em 2006 foi criado o segundo Plano Nacional de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. “Precisamos cobrar mais efetivamente ações por meio deste plano, uma reforma no código penal tratando especificamente deste crime com penas mais duras”.

O Bispo Dom Mario Marquez falou da importância em reunir a comunidade para tratar deste tema tão terrível que cada dia que passa faz mais vitímas. “‘Parabenizo a participação da comunidade e do Poder Legislativo, precisamos todos nos envolver para coibir esta prática horrenda que tira a dignidade do ser humano”.

A posição do Poder Legislativo

O vereador Euclides Filipini agradeceu ao padre Davi pela explanação. “É muito importante estarmos informados e assim poder alertar a nossa comunidade.” Vanderlei Antunes da Silva declarou. “Com certeza sairemos daqui com uma visão bem ampla do problema, não imaginava que o tráfico humano fizesse tantas vítimas, é assustador”. Adelar Provenci citou que a Igreja Católica foi muito feliz na escolha deste tema. “Não tenho dúvida de que esta campanha vai alertar ainda mais não só a comunidades como também os poderes constituídos”. Patrick Giusti frisou que este crime tira a dignidade do ser humano, o que lhe é mais caro. “Vamos trabalhar na prevenção, levar este tema as escolas envolver toda comunidade”. Gilmar Dri falou que a campanha da fraternidade sempre aborda assuntos importantes, como drogas, armamento e agora o tráfico humano. “Precisamos sim combater tais práticas, mas também ter o cuidado de como o Brasil é divulgado lá fora, a mídia para atrair turistas retrata de forma negativa o Brasil como um paraíso de mulheres bonitas, o que atrai a atenção destes criminosos”.

Everton Parisenti disse que é importante a Igreja abordar este tema. “São crimes que pensamos acontecer só no exterior, e é o contrário, pois acontece aqui perto de nós. A escravidão não terminou com a abolição, ela continua e afetando o ser humano independente de cor e raça. Precisamos tomar atitudes drásticas e coibir este crime tão terrível”. Davi Frozza disse ter ficado chocado com o número de vítimas do tráfico humano. “È triste ver quando o ser humano é foco de notícias, não por se destacar em tais áreas, mas por ser vítima de crimes tão cruéis. Temos que assumir nossa culpa, temos nossa parcela de responsabilidade, precisamos agir, forçar a adoção de políticas públicas, envolver todos os poderes para acabar com este crime monstruoso”. Leonardo Mascarello disse que esta iniciativa tem que ser levada em frente. “Esta é a primeira vez que a comunidade, Igreja e Poder Legislativo se reúnem com este fim, precisamos ter a consciência da grandeza do trabalho que temos que fazer. Herval d’ Oeste tem sérios problemas com tráfico de drogas, prostituição, moradores de rua. Temos que fortalecer a família que é o principio básico para acabar com este crime tão brutal que é o Trafico humano”.

O presidente do Legislativo hervalense Juarez de Souza destacou a importância da iniciativa da Igreja Católica em abordar este tema e parabenizou o padre Davi por tornar o tema tão amplo. “Esperando que ele se propague junto a nossa comunidade e que todos independente de credo religioso abracem esta causa. Não é só propagar a mensagem, mas também sensibilizar as autoridades constituídas, começar a debater mais amplamente este assunto, criar mecanismos para enfrentar este grave problema. Parabenizo o padre Davi pela explanação que com certeza sensibilizou a todos. A Casa Legislativa esta aberta para debater, buscar alternativas e instrumentos para combater este bárbaro crime”.

Fonte: Joce Pereira

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X