Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 01:19

Herval d' Oeste

Revoltante: corpo fica caído na rua durante 3 horas por falta de atestado de óbito

Publicado em 19/03/2014 ás09:30

Corpo foi liberado a 00h10

Foto: Corpo foi liberado a 00h10

Um fato revoltante que aconteceu na noite desta terça-feira (18) na Rua Castro Alves, centro em Herval d´Oeste, chama a atenção da comunidade e das autoridades para a falta de um serviço essencial para o município, o SVO (Serviço de Verificação de Óbito).  O corpo de um homem ficou caído na rua, debaixo de chuva, por três horas por não haver um profissional para assinar o atestado de óbito.

Populares contaram que encontraram Edgar Terêncio da Silva, 45 anos, sem vida em via pública por volta das 21h15min. Imediatamente foi ligado para o SAMU que esteve no local e afirmou que a morte era natural, mas o órgão não assinou o atestado, talvez por não ser sua atribuição e saiu deixando o corpo no mesmo lugar. Polícia Civil foi acionada e também não teve o que fazer, pois como foi confirmado que a morte era por causas naturais, o IML não atenderia. O Instituto Médico Legal atende casos de morte violenta: suicídio, homicídio e acidente, ou suspeita de caso de violência.

A situação que revoltou familiares, amigos e quem passava pelo local, só foi resolvida quando o IGP se propôs a atender, mesmo não tendo a obrigação legal. “Esse é um serviço que deve ser criado no município através de Lei Municipal” informou o coordenador regional do IGP, Leandro Paniago, que prestou o atendimento. Ele disse que vai oficiar o município sobre a falta do serviço, pois isso tem sido um problema constante.

“Atendemos vários casos assim em Herval d´Oeste. Em algumas situações a família consegue que um médico assine o atestado, quando não, há essa espera absurda”, confirmaram policiais civis de plantão.

O corpo de Edgar Terêncio da Silva, só foi liberado por volta da 00h10min desta quarta-feira. Ele pode ter tido um infarto fulminante quando transitava pela rua.

Atestado de Óbito

O atestado de óbito é documento indispensável para obter a certidão de óbito junto ao Cartório de Registro Civil, e dessa forma realizar o enterro. Configura contravenção penal proceder o enterro de alguém descumprindo as disposições legais, conforme previsto no artigo 67 do Decreto-lei nº 3.688/41.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X