Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
22-03-2019 | 05:02
EDUCAÇÃO20/03/2014 às 09:00

Estudantes mexicanos em intercâmbio na Unoesc

Estudantes mexicanos em intercâmbio na Unoesc
Foto:Francisco e Eleazar

A Unoesc está recebendo neste semestre mais dois estudantes mexicanos, da Universidad Autónoma de Baja California (UABC). Francisco Argenix Perez Ávila e Eleazar Colado Basílio estão concluindo o Curso de Educação Física na instituição de origem, mas vão passar este semestre em Joaçaba, cursando quatro disciplinas do Curso de Educação Física da Unoesc e auxiliando em pesquisas realizadas no Laboratório de Fisiologia do Exercício.

Os dois se mostram encantados com a descoberta de uma nova cultura e com a possibilidade de aprendizado, especialmente por colaborar em pesquisas voltadas a uma área em que o Laboratório de Fisiologia do Exercício da Unoesc Joaçaba é uma referência mundial, que é a Dermatoglifia.

– Eu não tinha esse conhecimento. Agora vou aprender essa tecnologia. Tudo que estou pesquisando é uma novidade para mim – diz Eleazar.

Ele diz que o México tem investido na melhoria do rendimento esportivo e que o conhecimento adquirido na Unoesc poderá ser utilizado em trabalhos e pesquisas voltadas para esse ramo quando retornar ao seu País.

– Tudo isto para nós é um bom caminho para termos uma melhor ideia do que fazer mais adiante. É a melhor opção que tive – afirma o estudante, que até a vinda para o Brasil não tinha muito contato com o mundo da pesquisa com rigor científico. Ele revela, no entanto, que esse contato pode ter despertado uma nova paixão: – Trabalhar em pesquisas no México. Poder ter conhecimento não somente empírico, mas ter fundamentação mais forte. Precisamente agora, o México precisa de pesquisadores para melhorar o rendimento esportivo.

Francisco já havia trabalhado em três pesquisas na UABC, mas também se mostra impressionado com a experiência que está vivenciando.

– Estou muito contente porque estou trabalhando em um laboratório muito bom e em algo muito diferente para mim. [...] Depois do Brasil, quero fazer mestrado e novo intercâmbio, no Brasil ou na Espanha – conta.

Parceria

Eleazar e Francisco não são os primeiros estudantes mexicanos a realizar intercâmbio na Unoesc. No ano passado, os colegas de curso Jesus Cuellar Escoto e Myrna Alicia Ruiz Reyes passaram um semestre em Joaçaba, também com o propósito de cursar disciplinas e auxiliar em pesquisas do Curso de Educação Física, e Alba Cristina Careaga Carvajal, que cursa Artes Plásticas na UABC, passou o semestre na Unoesc Xanxerê, cursando disciplinas do Curso de Artes Visuais.

No mesmo período, três estudantes da Unoesc realizaram intercâmbio na UABC: Thiago Oroski e Roger William Ratkiewicz da Rosa, que cursam Administração com linha de formação em Curso de Comércio Exterior na Unoesc Chapecó, e Janaina Almeida da Silva, do Curso de Artes Visuais da Unoesc Videira.

Esses intercâmbios são possíveis por meio de uma parceria firmada em 2012 entre as duas instituições de ensino – Unoesc e UABC. Essa parceria, por sua vez, é resultado do contato proporcionado pela Rede Euroamericana de Motricidade Humana (REMH), da qual as duas universidades fazem parte. A participação na rede também proporcionou parcerias em pesquisas e missões acadêmicas envolvendo professores e alunos vinculados a essa área de estudo.

Possibilidade de Intercâmbio no exterior

Em 2014, a Unoesc terá oportunidade de enviar até oito estudantes para a UABC. A seleção dos interessados está em andamento, por meio do Edital 09/UNOESC-r/2014, que prevê a possibilidade de preenchimento de 80 vagas disponíveis em 15 instituições de ensino e pesquisa da Argentina, Chile, México, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Moçambique. O processo seletivo está em fase de inscrições até o dia 4 de abril.

Fonte: Bruna Santos de Andrade/Unoesc

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui