Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 09:17

Educação

Inscrições abertas para a 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado em 27/03/2014 ás08:30

Divulgação

Foto: Divulgação

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que premia as melhores produções textuais de alunos de escolas públicas de todo País, está com as inscrições abertas até 30 de abril, no site www.escrevendoofuturo.org.br.

Podem participar docentes e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio. Nesta 4ª edição o professor inscrito deverá orientar seus alunos a escreverem um texto sobre o tema “O lugar onde vivo”. 

Os estudantes podem participar nas categorias: Poema, para alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental; Memórias Literárias, para 7º e 8º ano do Ensino Fundamental; Crônica, para o 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, e Artigo de Opinião, para 2º e 3º ano do Ensino Médio.

As oficinas de leitura e produção de textos deverão ser desenvolvidas pelos professores durantes as aulas de Língua Portuguesa. As escolas devem enviar os textos produzidos às comissões julgadoras até o dia 15 de agosto.

Ao longo do ano, haverá cinco etapas de seleção dos textos: escolar, municipal, estadual, regional e, finalmente, a nacional, no mês de dezembro. Para avaliar os trabalhos, serão formadas comissões julgadoras específicas para cada etapa.

As comissões julgadoras estaduais vão avaliar os textos e selecionar 500 trabalhos semifinalistas, sendo 125 textos de cada gênero. Na etapa seguinte, os textos passarão pela avaliação das comissões julgadoras regionais, que indicam os 152 professores e alunos finalistas. A etapa final da Olimpíada será realizada em Brasília, em dezembro, quando serão anunciados os 20 vencedores nacionais.

Segundo a diretora de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Marilene Pacheco, desde 2004 o programa vem desenvolvendo ações de formação continuada para os professores do Ensino Fundamental, a fim de orientar a produção de textos dos alunos.

“O sucesso de toda ação pedagógica de qualidade está condicionado a esforços conjuntos. E as Gerências Regionais de Educação são peças fundamentais na divulgação junto às escolas para o importante envolvimento dos professores”, destaca Marilene

Fonte: Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X