Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 07:50

Joaçaba

SAMU desenvolve trabalho de conscientização para diminuir trotes

Publicado em 17/07/2014 ás18:00

Carlos Alexandre e Solange usaram a tribuna da Câmara

Foto: Carlos Alexandre e Solange usaram a tribuna da Câmara

Embora os números tenham reduzido, os trotes passados no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – de Joaçaba ainda são considerados altos demais. Em janeiro deste ano, dos cerca de quatro mil chamados a central de regulação, mais de 600 eram trotes. A média foi similar nos meses seguintes. A maioria das ligações é feita por crianças e via telefones públicos. “Justamente na tentativa de reduzir estes trotes, o SAMU deu início a um trabalho de conscientização junto as escolas do município”, disse Solange Dalla Pasqua Franceschi, funcionária do SAMU, ao relatar as atividades da instituição na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Joaçaba sem sessão de quarta-feira, dia 16.   

Ainda, segundo ela, a central de Joaçaba compreende 58 municípios. Entre estas cidades, estão 12 ambulâncias de suporte básico e três equipadas com UTIs. Estas três, localizadas em Joaçaba, Curitibanos e Caçador. Ela explicou a forma como são conduzidos os chamados e atendimentos e quais tipos de ocorrências podem realmente ser atendidas pelo SAMU.

O médico Carlos Alexandre Romero de Souza, coordenador do SAMU, disse que a unidade de Joaçaba tem um dos melhores índices de tempo/resposta de todo o estado, tempo este que varia entre 3,5 e 4min. Ele também reiterou a importância de que a pessoa que faz o chamado ao SAMU saiba informar o endereço completo e com referências, facilitando assim, a chegada da equipe e reduzindo o tempo de espera no atendimento.           

Carlos Alexandre e Solange afirmaram que se faz necessário melhorar a comunicação entre SAMU e Corpo de Bombeiros para evitar que as duas instituições cheguem ao mesmo local para atender a uma ocorrência. Pois, embora, segundo eles, cada uma tenha sua especificidade, isso às vezes acaba ocorrendo sem uma real necessidade. Os vereadores fizeram vários questionamentos sobre a estrutura e funcionamento do SAMU.   

Fonte: Adriana Panizzi

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X