Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 21:26

Região

Confrontantes contestam impacto ambiental da Hidroelétrica Águas de Ouro

Publicado em 28/07/2014 ás14:20

Reunião realizada na Câmara de Vereadores de Ouro

Foto: Reunião realizada na Câmara de Vereadores de Ouro

Proprietários de terrenos lindeiros ao futuro lago da Pequena Central Hidroelétrica (PCH) Águas de Ouro protocolaram na última quinta-feira, dia 25, no escritório da FATMA, em Joaçaba, um documento sugerindo a impugnação da audiência pública realizada pela autarquia, no último dia 16 de julho, no auditório da Sulcredi, quando foi apresentado o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do futuro empreendimento que será construído no Rio do Peixe, entre os municípios de Capinzal e Ouro.

Os confrontantes se reuniram na segunda-feira, dia 21, no plenário da Câmara de Vereadores de Ouro, para debater o assunto e definir as estratégias que serão adotadas a partir de agora em relação as indenizações e a outros temas afins com a empresa Águas de Oeste Geração Hidroelétrica S/A, responsável pela edificação da PCH.

O documento sugere à FATMA e à empresa concessionária a análise de 10 itens que vão desde a negociação coletiva – e não individual - das terras a serem inundadas, o aluguel – e não a venda - dos terrenos e a remarcação das áreas alagadas.

Contrariando o que foi apresentado na audiência pública, os proprietários dos terrenos lindeiros afirmam desconhecer o funcionamento da PCH, contestam a declaração de que área a ser alagada é composta por terrenos de baixo valor e reiteram a necessidade de uma discussão mais aprofundada com sobre o tema.

O grupo afirmou que é plenamente favorável a construção da PCH, mas quer garantias que os seus direitos constitucionais serão respeitados.

Empreendimento

A Pequena Central Hidroelétrica Águas de Ouro deve ser construída no Rio do Peixe, na comunidade de Linha Dambrós, entre os municípios de Capinzal e Ouro, pelo Consórcio Águas de Oeste Geração Hidroelétrica S/A, sediado em Chapecó.

Distante seis quilômetros do centro das duas cidades, o empreendimento terá capacidade para produzir energia ara abastecer uma cidade com até 80 mil habitantes.

O cronograma prevê o início das obras no segundo semestre de 2015 e o início das operações em 2017. 

Fonte: Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X