Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 20/04/2024 | 01:07

Joaçaba

Acadêmicos de medicina promoveram atividades para receber novos colegas

Publicado em 14/08/2014 ás15:00

Mesa Redonda

Foto: Mesa Redonda

Os primeiros dias na Universidade são sempre marcantes, mas nem sempre são fáceis. Chegar a um ambiente bem maior que a escola com que se estava acostumado, muitas vezes em uma cidade nova, ter mais liberdade e ao mesmo tempo mais responsabilidade, sem falar na ansiedade por conhecer os colegas e professores e, principalmente, por começar a ter contato com o contexto da profissão que escolheu.

Para facilitar à chegada a esse ambiente, o Serviço de Apoio ao Estudante e também as coordenações e acadêmicos dos diversos cursos da Unoesc promovem atividades de recepção e integração voltadas aos chamados calouros. São momentos preparados para a troca de informações sobre as rotinas e a estrutura da Universidade e também para aproximar alunos e professores.

Uma das iniciativas realizadas no início deste semestre foi protagonizada pelos estudantes de Medicina, no campus de Joaçaba. Para receber os novos colegas, o centro acadêmico e a coordenação desse curso prepararam a 1ª Semana de Recepção ao Estudante de Medicina.

A programação ocorreu logo na primeira semana de aula, com duas mesas-redondas que tiveram a participação de professores e representantes de entidades médicas. Na primeira noite, houve a participação do delegado regional do Sindicato dos Médicos, Paulo Albuquerque, do presidente da Associação Médica Regional, Ramiro Camiña, e dos professores Antônio Euclides Pereira de Souza Junior, que representou o Conselho Regional de Medicina, e Élcio Luiz Bonamigo, que é membro da Sociedade Catarinense de Bioética. Na segunda mesa-redonda houve a participação de três médicos que integram o corpo docente do curso: Anselmo Durán, Hotone Dallacosta e o coordenador do curso, Walter Rothbarth.

Os assuntos escolhidos para esses momentos tiveram o objetivo de contextualizar os ingressantes com a Medicina. Na primeira oportunidade, os representantes abordaram o papel e as atividades das entidades que representavam, a postura que o médico precisa ter perante a sociedade e na interação com o paciente, a atuação das cooperativas médicas, os principais desafios da classe e a contribuição de pesquisas realizadas na Unoesc  para a reformulação do Código de Ética Médica. Na segunda mesa-redonda, os profissionais convidados falaram sobre a escolha pela profissão e pela especialidade em que atuam, mas também sobre os percalços que enfrentaram durante a período de formação acadêmica.

— O público, constituído em sua maioria por estudantes da primeira fase, mas também contando com discentes de outros períodos, pode ter uma noção mais clara da realidade da profissão, o que é muito importante para quem está iniciando o curso — diz a acadêmica Júlia Carolina Nascimento, que integra o Centro Acadêmico de Medicina.

Pelas redes sociais, os estudantes ingressantes também demonstraram que aprovaram a recepção:

— Achei muito boa a iniciativa do pessoal do Camed em fazer essa socialização dos calouros com os alunos de outras fases. Os temas escolhidos foram, sem dúvidas, muito esclarecedores e interessantes. Achei muito bom mesmo — comentou Georgia Westphal.

— Certamente o evento foi de grandíssima utilidade para demonstrar os desafios que teremos na profissão: temas atuais, vivências com grandes médicos da cidade e região e soluções para o futuro — acrescenta o colega Gustavo Brustollin.

A Semana de Recepção ainda teve o 1º Cinemed Pipoca, momento em que foi exibido o filme Awakenings e os integrantes do Centro Acadêmico conversaram com os calouros sobre o movimento estudantil. No último dia de programação, ocorreu a inauguração do centro de convivência, um espaço no Ambulatório Universitário que está à disposição dos estudantes do curso, já que muitos são de fora e precisam ficar o dia inteiro na cidade. Esse espaço foi montado em uma sala cedida pela coordenação, com recursos recebidos por meio do Centro Acadêmico.

Fonte: Bruna Santos de Andrade

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X