Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 04:19

Geral

Nesta quarta é comemorado o Dia do Maçom

Publicado em 20/08/2014 ás15:45

Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Nesta quarta-feira (20) é comemorado no Brasil o Dia do Maçom. Para os que fazem parte das instituições que integram a maçonaria, esta é uma data muito importante, uma vez que os mesmos juraram respeitar a Lei do próximo, e, sobretudo ao grande arquiteto construtor do universo.

Para lembrar a data o Sob Grão Mestre, Artur Kvieczinski, da Loja Maçônica Cavaleiros Templários do Rito Adonhiramita de Luzerna, enviou algumas informações sobre a organização que já foi temida por muitos, e acusada de rituais sinistros. De acordo com ele, a maçonaria é uma sociedade de iniciativa discreta, de homens livres e de bons costumes. Ela prima pelo aprimoramento intelectual e individual do ser humano, é progressista, evolucionista, sem fins lucrativos e de utilidade pública.

“Muitos tem uma opinião negativa, mas em suas filosofias a maçonaria defende não uma causa em individual, mas a causa de todos aqueles que buscam ter uma sociedade mais justa, com mais segurança e educação para todos. Além disso, defendemos a justiça contra a tirania, somos contra a corrupção, amantes das virtudes e da sabedoria”. A filosofia da instituição prega a solidariedade com os pobres e humildes, com os que sofrem, que choram, que têm fome e sede de justiça. Também tem como umas das suas normas de conduta o bem de todos e o progresso da humanidade. “Ser maçom é viver em paz com sua consciência por estar fazendo boas ações a cada dia”, definiu Artur.

Origem do Dia do Maçom

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano. 

A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822. 

Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro). 

A data oficial foi oficializada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro. (Calendar Brasil).

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X