Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 02:38

Educação

Curso de Psicologia da Unoesc comemora 20 anos

Publicado em 03/10/2014 ás10:00

Curso apresenta o selo comemorativo

Foto: Curso apresenta o selo comemorativo

O curso de Psicologia da Unoesc Joaçaba reuniu alunos, professores e dirigentes da Universidade para comemorar os seus 20 anos de implantação. O evento aconteceu na noite de segunda-feira (29) no Auditório Afonso Dresch e incluiu o lançamento do selo comemorativo, a apresentação de um vídeo com depoimentos de dirigentes e professores, além de homenagens àqueles que contribuíram para a consolidação do curso. O primeiro ingresso foi pelo vestibular de 1994 e a primeira colação de grau aconteceu em julho de 1999. 

A cerimônia desta semana marcou o encontro das ex-coordenadoras, as professoras Kátia Regina Frizzo, que conduziu o curso entre 1994 e 1999, Carmen Lúcia D’Agostini, de 2000 a 2005, Zamir Macedo, de 2006 a 2008, e a atual coordenadora, Jorgiana Baú Mena Barreto. 

Convidada para relatar o processo de implantação, a professora Kátia Frizzo contou que o curso da Unoesc foi o primeiro do interior do estado. No início da década de 1990, Santa Catarina tinha cinco cursos, todos no litoral. Segundo ela, o processo de implantação foi trabalhoso e precisou superar barreiras. Na época, o Conselho Regional de Psicologia apontava a existência de 600 profissionais no estado, sendo que a maioria atuava em Florianópolis. A coordenação acabou convencendo o Conselho usando como justificativa a abrangência de 120 municípios na área de atuação da Unoesc. Kátia recorda que precisariam formar pelo menos três turmas para colocar um profissional em cada cidade do Oeste.

Desde a implantação, o curso passou por várias transformações e novos enfoques foram surgindo para atender a uma demanda do próprio mercado de trabalho. Hoje, na matriz curricular pode-se encontrar disciplinas como Psicologia Jurídica, Psicologia Hospitalar, Libras, Planejamento de carreira, consideradas áreas da psicologia recentes e emergentes.

Além do papel formador, o curso tem o compromisso de levar à comunidade o que é produzido e aprendido no ambiente acadêmico. Destaque para o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP), que realiza atividades desde 1998 e funciona como clínica escola. Local de estágio, pesquisa e aprendizagem, o SAP presta também auxílio à comunidade. De acordo com o Balanço Social da Funoesc, entidade mantenedora da Unoesc, foram realizados quase 3 mil atendimentos gratuitos apenas no último ano.

Para a coordenadora do curso, professora Jorgiana Baú Mena Barreto, além da trajetória, é motivo de orgulho o nível da qualidade do ensino, comprovado nas últimas avaliações. Psicologia tem conceito quatro no Enade (numa escala de 1 a 5) e recebeu o certificado três estrelas do Guia do Estudante, conceitos adquiridos ao longo dos seus 20 anos, seja pela estrutura de laboratórios, biblioteca, e outros espaços de ensino, ou pela qualidade do corpo docente.

SELETIVO ESPECIAL

O curso de Psicologia da Unoesc Joaçaba está com inscrições abertas para ingresso em 2015 pelo Seletivo Especial, que não realiza prova. São 50 vagas e a seleção dos candidatos é pela média aritmética do histórico escolar do ensino médio. O prazo de inscrição vai até o dia 1º de dezembro no site vestibular.unoesc.edu.br. O curso tem duração mínima de cinco anos e as aulas são à noite.

Fonte: Herton Farias/Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X