Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 11:23

Carnaval

Aliança comemora 20 anos de fundação nesta terça

Publicado em 07/10/2014 ás15:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 07 de outubro, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Aliança comemora 20 anos de fundação. Duas décadas já se passaram e deste então, muitas coisas mudaram. A história, que começou com um grupo pequeno de pessoas, hoje é marcada pela grandiosidade, espírito de inovação, profissionalismo e pelo inconfundível amor verde e branco.

Tudo começou ainda em 1970, onde a cultura carnavalesca em Joaçaba e Herval d’ Oeste já era algo presente e enraizado nos costumes locais. Nas noites de carnaval os blocos montavam suas apresentações e iam até a avenida para se divertirem. Joaçaba era representada pela Vale Samba e Herval d’ Oeste pela Unidos do Herval. No entanto, um convite da administração pública para reestruturar o evento, mudou por completo esta festa que hoje é referência no Sul do Brasil. A proposta era que cada Associação dos Moradores de Bairros se unissem e formassem novas agremiações com o objetivo de fortalecer o carnaval. Com esta finalidade, no ano de 1993, ressurgiu o carnaval de Rua de Joaçaba e Herval d’ Oeste.

Após o primeiro ano de desfile, as Associações notaram que estavam se desestruturando financeiramente havendo a necessidade de uma nova recomposição. Foi então que houve a união de blocos formada pelos bairros Cruzeiro do Sul, Flor da Serra, Santa Tereza, Frei Bruno e Caetano Branco, dando origem à agremiação Unidos do Grande Vale, que no primeiro ano já levou cerca de 500 integrantes para a avenida.

Os componentes desta nova Escola, na época idealizados por Leonor Heberle (Lola) e Valter Jorge Frank, perceberam que a agremiação deveria se tornar mais competitiva, já que disputava com duas tradicionais agremiações. Pouco tempo depois, no dia 07 de outubro de 1994, um grupo de amigos se reuniu e definiu criar uma nova Escola. Abandonaram a Unidos do Grande Vale e deram origem à Escola de Samba Aliança. Com a colaboração de todos definiram na ocasião a logomarca, as cores e a diretoria, tendo Luiza Gobbi como Presidente e Laércio Barcella como Vice-Presidente.

Desde então, a Escola que adotou as cores verde e branco, vem lutando ano a ano e conquistando o seu espaço. Hoje a palavra renovação é uma das que caracteriza a Aliança, já que se profissionalizou e se tornou uma das agremiações mais aguardadas pelo público na Avenida XV de Novembro, fruto de muito trabalho, assim como destacou o carnavalesco Carlos Fett, que atualmente é o principal nome da Escola e do carnaval de Joaçaba. “Eu respiro Aliança. É uma doação integral, uma paixão que veio para ficar”, falou.

A Escola reconhecida pela sua criatividade, luxo e estrutura funciona como uma empresa sustentável e ainda mantêm projetos sociais com o objetivo de disseminar ainda mais esta cultura carnavalesca, tendo projeções importantes para o futuro. “A nossa Escola foi tão bem recebida pelo público, temos tantos colaboradores, que a melhor forma que encontramos de colaborar com a sociedade é mantendo estes projetos sociais, onde as crianças tem a oportunidade de aprender a tocar instrumentos que fazem parte da bateria, além de violão, cavaquinho e aulas de dança. É muito gratificante para nós poder contribuir de alguma forma, e principalmente ver o que a Aliança se transformou. Acreditamos que assim, estamos pensando no futuro do nosso carnaval”, comentou o presidente Júnior de Sá.

Apresentar uma evolução destas em 20 anos é para poucos. Por isso, neste dia especial, a diretoria parabeniza a todas as pessoas que nestas duas décadas já se envolveram com a Aliança de alguma forma. Certamente todos são responsáveis por este sucesso e por transformar a Escola num símbolo de união e comprometimento, afinal, “quem não conhece o que é o amor, não sabe o que é a Aliança”.

Comemoração

A Aliança vem comemorando os 20 anos de fundação desde o último carnaval, quando lançou o material comemorativo alusivo ao aniversário. Na ocasião foram lançados brindes, sacolas e também uma revista especial. Ainda, no dia 19 deste mês, a Aliança promove um dos seus eventos mais tradicionais – o Costelão Campeiro, também alusivo aos 20 anos. Os ingressos estão sendo comercializados na Relojoaria do Arno, Gerusa, Bar do Elírio e secretaria da escola. Todos estão convidados para brindar a passagem destas duas décadas com a Aliança.

Fonte: Jessica Novello

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X