Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 12:25

Estado

Assinada ordem de serviço para estudos de viabilidade da Ferrovia do Frango

Publicado em 15/10/2014 ás18:30

James Tavares/Secom

Foto: James Tavares/Secom

A ordem de serviço para realização dos estudos de viabilidade técnica para a construção do Corredor Ferroviário de Santa Catarina, a Ferrovia do Frango, foi assinada na manhã desta quarta-feira (15), em Chapecó, no Oeste catarinense. A linha férrea deve interligar o Oeste ao Litoral catarinense para diminuir os custos de escoamento da produção de alimentos das indústrias agropecuárias.

"A iniciativa vai tornar o estado mais eficiente na logística, vai reduzir o custo de produção e aumentar a produtividade", afirmou o governador Raimundo Colombo durante o evento.  O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, estiveram presentes na assinatura.

A ideia é construir 862 quilômetros de linha férrea, de Dionísio Cerqueira ao Porto de Itajaí. Com a autorização do estudo, uma análise sobre o melhor traçado da ferrovia e os impactos ambientais que o projeto deve ter será feito. O prazo previsto para conclusão do estudo é de um ano e oito meses.

A empresa que realizará o estudo e a obra já foi selecionada por licitação. O vencedor é o consórcio Prosul/Setepla/Urbaniza/Hansa. O custo do projeto aos cofres públicos é de R$ 46,5 milhões. A ferrovia construída deve se conectar a Ferrovia Norte-Sul.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, o transporte pode ficar de 30% a 50% mais barato para as indústrias com esta nova ferrovia. A linha facilitará o escoamento da produção para outros estados brasileiros e para a zona portuária. Atualmente, apenas 5% das cargas são transportadas por trem no estado.

Fonte: G1/SC

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X