Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 23:36

Joaçaba

Atendimentos gratuitos contra o câncer de pele neste sábado

Publicado em 25/11/2014 ás15:30

AMU - Ambulatório Universitário da Unoesc

Foto: AMU - Ambulatório Universitário da Unoesc

Neste sábado (29), em Joaçaba, acontece ação local da 7ª edição da campanha nacional contra o câncer de pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em parceria com o curso de Medicina da Unoesc. O evento será realizado no Ambulatório Universitário da Unoesc (AMU), das 9h às 15h e oferecerá até 100 atendimentos gratuitos.

Nesta edição haverá palestra para orientar sobre o câncer de pele, incluindo prevenção e autoexame, bem como exame clínico realizado pelos acadêmicos de Medicina sob a supervisão dos médicos dermatologistas responsáveis pela campanha, professores Roberto Rheingantz e Jussara Quadros.

Serão disponibilizados até 100 atendimentos gratuitos para toda a região. Casos como pintas que mudaram de cor ou que estão crescendo serão avaliadas. Os nódulos ou feridas que não cicatrizam, especialmente no rosto, orelha ou áreas mais expostas ao sol também irão receber orientação e os devidos cuidados. Após avaliação os casos suspeitos de câncer de pele serão encaminhados para biópsia, cirurgia ou tratamento.

Dados sobre o câncer de pele

Segundo o professor Roberto Rheingantz, de todos os tipos de tumores malignos diagnosticados na população brasileira, o câncer de pele representa cerca de 25%. É o tipo mais comum, porém quando diagnosticado e tratado rapidamente, apresenta poucas sequelas ou nenhuma.

— O câncer de pele é o mais comum em pessoas acima dos 40 anos de idade e relativamente raro em crianças e negros. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares e que trabalham em locais a céu aberto, são as principais vítimas. Um dos fatores de risco na nossa região é a coloração da pele, devido a descendência italiana e alemã — relata o doutor Roberto Rheingantz.

O câncer de pele não melanoma é o mais incidente e o que menos mata. Em Santa Catarina, no ano de 2014, a estimativa é de 6.680 novos casos em homens e 3.180 em mulheres. Já, o câncer de pele melanoma, o mais grave, tem uma incidência baixa. A previsão para 2014 são quase 6 mil casos novos.

Fonte: Dhébora Santiago

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X