Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 19:51

Joaçaba

Inaugurada a sede própria da Câmara de Vereadores de Joaçaba

Publicado em 27/11/2014 ás06:00

Momento histórico para o Poder Legislativo

Foto: Momento histórico para o Poder Legislativo

Em ato solene prestigiado por autoridades e ex-vereadores convidados, foi oficialmente inaugurada na noite desta quarta-feira (26), a sede própria da Câmara de Vereadores de Joaçaba. A solenidade lembrou os 11 primeiros vereadores eleitos em 1947, e as demais legislaturas que marcaram a história do Poder legislativo em mais de seis décadas de existência em que esteve localizado em anexo ao prédio da Prefeitura. Ao longo do tempo o local passou por reformas e adequações, mesmo assim a limitação do espaço físico não atendia as necessidades. O processo de construção da sede própria teve início na gestão 2009/2012, quando foi adquirido o terreno, feita a analise de solo, o projeto arquitetônico, e assinada a ordem de serviço para o início da obra.

Presente ao evento, o auditor externo do Tribunal de Contas, Geraldo José Gomes, elogiou a iniciativa da Câmara em ter sua independência patrimonial para trabalhar e receber a população. “A sociedade deve se sentir orgulhosa. É um espaço bonito, funcional, e sem exageros. Adequado a realidade do município”, comentou.

O presidente da UVESC (União dos Vereadores de Santa Catarina), Itamar Antônio Agnoletto, comparou a aquisição ao sonho de todo brasileiro, que é a aquisição da casa própria. “Temos nosso tempo de validade, mas as instituições, como é o caso da Câmara, ficam”, ressaltou ao parabenizar Joaçaba em nome dos vereadores do estado. “A comunidade deve ter orgulho, pois essa é a casa do povo”, acrescentou.

Também no evento, o juiz de direito e diretor do Foro da Comarca de Joaçaba, Márcio Umberto Bragaglia, disse que o Poder Judiciário se fez presente em homenagem a conquista e também para reafirmar as excelentes relações dos poderes constituídos no município. “Certamente este novo espaço tornará mais adequada, ativa e confortável a prestação dos relevantes serviços públicos que integram a grande responsabilidade do legislador municipal”, avaliou o magistrado.

Já o prefeito Rafael Laske definiu o momento como histórico e muito importante para a independência do Poder Legislativo. “Essa independência iniciou em 2001 quando fui presidente. Naquele momento separamos a contabilidade da Prefeitura”, lembrou. “A Câmara de Vereadores sempre foi importante para o processo do desenvolvimento de Joaçaba, e me sinto orgulhoso, pois minha família contribuiu para este processo”, disse ao citar o tio e o pai, Milton e Darcy Laske, que ocuparam cadeiras e a presidência da casa.

Todos os vereadores fizeram uso da palavra e enalteceram a conquista e a contribuição dos ex-vereadores. O presidente Francisco Moreira Lopes, Chico, apresentou em plenário o livro com a primeira ata do Poder Legislativo, em sessão realizada no Clube Cruzeiro. “Essa relíquia estará à disposição de todos para acompanhar a história da Câmara, onde o empresário Domingos Bonato foi o primeiro presidente. Foi o pontapé inicial que deve ser lembrado”, ressaltou. “Essa conquista foi uma somatória de forças para que hoje pudéssemos entregar a população joaçabense a sede oficial desta Casa de Leis, pensando principalmente em melhorar a infraestrutura em favorecimento ao processo legislativo”. Satisfeito por estar inaugurando a sede, Chico comentou ainda que a idealização foi almejada em outras legislaturas, “mas coube a nós regar a semente do sonho e fazê-la brotar por meio do fruto da realidade”.

O presidente informou também que a obra foi construída com recursos próprios, na ordem de R$ 3,5 milhões. De acordo com ele, durante todos os anos em que ela foi edificada, os vereadores primaram pela economia e sempre conseguiram devolver recursos para o executivo ao final de cada período. Neste ano, a Câmara estará devolvendo R$ 500 mil.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X