Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 05:37

Herval d' Oeste

Cirurgias de catarata só não andam em Herval d´Oeste

Publicado em 27/11/2014 ás17:30

Unidade Central de Saúde

Foto: Unidade Central de Saúde

No início desta semana o vereador Gilmar Dri fez um requerimento sobre as cirurgias de catarata no município. Dri disse que ficou sabendo que existe fila e os procedimentos cirúrgicos não estão sendo realizados. Em contato com a secretaria municipal de saúde, foi informado ao Portal Caco da Rosa que existem 70 pessoas na fila de espera, e que a campanha não andou neste ano por falta de repasse do governo do estado. O município estava encaminhando os pacientes para Chapecó, e por último credenciou Santo Amaro da Imperatriz, que também negou atendimento alegando falta de repasse do governo.

No entanto, o diretor regional de saúde Jacó Ungerich, afirma que o estado está repassando os recursos para o mutirão de cirurgias eletivas, e que os outros municípios não estão encontrando problemas. “Se a demanda em Chapecó é grande, o secretário de saúde deve procurar outro município para credenciar e beneficiar seus pacientes”, disse.

Em Joaçaba a campanha está em pleno andamento. A informação foi repassada pelo vice-prefeito e secretário de saúde Marcos Weiss. De acordo com ele, a secretaria também enfrentou problemas com Chapecó que não aceitava mais pacientes, mas credenciou Fraiburgo que está realizando os procedimentos. “Até o final do ano vamos zerar a fila”, disse Weiss ao informar que a meta deste ano, de 107 cirurgias de catarata, será alcançada.

O secretário de saúde de Água Doce, Orlando Fávero, também informou que os pacientes foram beneficiados com a cirurgia. “Santo Amaro da Imperatriz não aceitou pacientes nos últimos 30 dias alegando falta de repasse do governo, mas me parece que a situação foi resolvida”, comentou. “Temos cinco pacientes que realizaram a cirurgia em um olho e agora aguardam para realizar em outro, e mais quatro pessoas na fila, mas acredito que também vamos zerar até o final do ano”.

A secretária de saúde de Herval d´Oeste Ivone Esquina, disse que não recebeu essa informação e não entende porque a campanha está andando nos outros municípios. “Depois que não conseguimos mais encaminhar pacientes para Chapecó, credenciamos Santo Amaro da Imperatriz. Quando estava tudo certo, foi nos repassado que não aceitariam por falta de repasse”. Ela se comprometeu em apurar a situação para que os hervalenses não fiquem mais na fila de espera.

Cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata é uma operação simples na qual um cirurgião remove a cristalino natural (a lente natural do olho) e a substitui por uma lente intraocular para compensar o grau do cristalino. Todo o procedimento, em geral, é feito externamente e dura de 15 a 30 minutos. Os pacientes podem sentir de pouca a nenhuma dor e, normalmente, podem retomar suas atividades normais no dia seguinte.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X