Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
19-08-2019 | 01:10
JOAÇABA04/12/2014 às 07:30

76 atendimentos na campanha de combate ao câncer de pele

76 atendimentos na campanha de combate ao câncer de pele
Foto:Ambulatório Médico Universitário (AMU)

A 7ª edição da campanha nacional de combate ao câncer de pele, em Joaçaba, aconteceu no sábado (29). O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com o curso de Medicina da Unoesc. Foram 76 atendimentos, sendo 10 de prováveis casos de câncer de pele. O maior número de atendimentos foi de moradores dos municípios Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna.

Os 10 casos suspeitos de câncer de pele foram direcionados para biopsia e tratamento no Ambulatório Médico Universitário (AMU) da Unoesc. Apenas um caso, de uma mulher com tumor na orelha já em estágio avançado, foi encaminhado para o setor de oncologia do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). A paciente aguardava a seis meses por atendimento na rede pública de saúde.

Participaram dessa ação cerca de 50 acadêmicos do curso de Medicina, duas médicas dermatologistas, além dos professores responsáveis pela campanha, Roberto Rheingantz e Jussara Quadros. Cerca de 80% dos pacientes foram atendidos no período da manhã.

— Eu percebo que as pessoas estão mais preocupadas e conscientes, porque nos primeiros anos da campanha eram casos de tumores muito avançados em condição de tempo. Agora, aparecem casos mais iniciais onde o tamanho e a evolução das lesões são pequenos — explica o dermatologista Roberto Rheingantz.

PREVENÇÃO

Segundo a SBD, o filtro solar deve ser utilizado diariamente, 30 minutos antes da exposição solar para que a pele o absorva, e não somente nos momentos de lazer. Do mesmo modo, é fundamental a aplicação em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.

Além de filtro solar, é importante usar chapéu e roupas de algodão, pois estas retêm cerca de 90% da radiação. Evite a exposição solar entre 10h e 16h. Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem cataratas e lesões à córnea.

Fonte: Dhébora Santiago

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui