Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 13:27

Estado

Defesa Civil faz balanço do volume de chuva em SC nas últimas horas

Publicado em 14/02/2015 ás16:00

Guto Kuerten/Agência RBS

Foto: Guto Kuerten/Agência RBS

A Defesa Civil de Santa Catarina, por meio dos Coordenadores Regionais, trabalha para fazer o levantamento de  possíveis danos causados pelas chuvas das últimas horas. Ainda não há balanço final sobre o evento climático. De acordo com informações preliminares, houve alagamentos e deslizamentos na faixa litorânea, desde a Grande Florianópolis até o Litoral Norte do Estado.

Não há registro de desalojados ou desabrigados, apesar dos volume de precipitação ter chamado atenção em vários pontos e ser considerados acima do esperado. Na Grande Florianópolis, a precipitação registrada pelas estações meteorológicas automáticas, gerenciadas pela Epagri/Ciram, a chuva que caiu nas últimas 12 horas foi o equivalente ao esperado para o mês inteiro. Segundo as primeiras informações da Epagri/Ciram, órgão oficial de meteorologia do Estado, os valores de chuva são maiores desde 2010, quando São José registrou 250mm, em 24h. O recorde da Estação foi em 1991, com 400 mm.

As últimas 72h foram marcadas por muita chuva e com frequência. Isto ocorreu devido ao intenso transporte de umidade na atmosfera em direção ao Estado durante a semana, em conjunto com o calor e a passagem de uma frente fria. Em algumas regiões, a precipitação acumulada nestas 72h ficou acima de 100 mm. 

O maior volume de chuva registrado nas estações meteorológicas durante este período ocorreu em Florianópolis, onde apenas nas últimas 24h choveu 178 mm, chegando a 248,4 mm, valor acima do esperado para o todo o mês de fevereiro. A chuva foi volumosa também em cidades do Litoral Sul, Norte, Meio-Oeste e Oeste, onde a precipitação ficou acima ou próximo de 100 mm.

AVISO METEOROLÓGICO: Neste sábado a previsão indica acumulados significativos de chuva para as regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte. A previsão é de acumulados de chuva de 20 a 30 mm em média no Estado, com pontuais de 70 a 80 mm nas regiões citadas.

No domingo, o Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte permanecem com tempo mais instável e sujeito a chuva a qualquer hora do dia devido à influência de um sistema de baixa pressão no oceano que traz umidade do mar a estas regiões. Ocorrem períodos de melhoria, principalmente à tarde. Nas demais regiões do Estado, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite. O acumulado de chuva previsto varia de 10 a 20 mm no Estado, com pontuais de 70 a 80 mm no Litoral Norte. 

Fonte: Epagri/Ciram e Assessoria do Governo do Estado

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X