Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 18:24

Luzerna

IFC debate Dia Internacional da Mulher em evento para alunos

Publicado em 05/03/2015 ás08:45

Professora Giordana Caramori

Foto: Professora Giordana Caramori

O Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna realiza, na próxima segunda-feira (9), um evento para os alunos dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI), para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O objetivo é provocar uma reflexão sobre a data, com foco nas lutas sociais, conquistas, inserção no mercado de trabalho e valorização da mulher.

A programação inicia às 13h10, no Centro de Eventos São João Batista, em Luzerna, com a exibição do filme Terra Fria, que denuncia a opressão e exploração da mulher trabalhadora. Baseado em uma história real, narra o drama de Josey Aimes, mulher que abandona o marido que a espancava. Para sustentar sozinha seus dois filhos, ela resolve trabalhar numa mineradora de ferro no interior dos Estados Unidos. Após a exibição do filme, serão debatidos com os alunos temáticas que envolvem a violência doméstica, discriminação de gênero no ambiente de trabalho, assédio sexual e assédio moral.

Depois, dois momentos culturais: a declamação do poema Todas as Vidas, de Cora Coralina, feita pelas estudantes Marília Schaly e Cecília Dammann, apresentam um pouco da produção literária de uma das mais importantes autoras brasileiras. Em seguida, a aluna Cálita Hadassa interpretará a música Maria, Maria, de Milton Nascimento.

A ação é uma iniciativa das coordenações dos cursos de EMI em Automação Industrial e em Segurança do Trabalho. A professora Giordana Caramori destaca a importância de se debater essa temática com os alunos da instituição: “Aqui no IFC nossos estudantes do Ensino Médio Integrado não são preparados apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida social de um modo geral”, comenta. “Cabe à instituição, além do preparo técnico intelectual, contribuir com a formação também no sentido de acesso à cultura e à informação”, diz.

A professora ressalta que a discussão de temáticas como a violência à mulher, suas lutas e conquistas auxilia na compreensão das inúmeras dificuldades encontradas nos dias de hoje. “Ainda percebemos disparidades nos números de contratações de mulheres no mercado de trabalho, disparidades de salários, oportunidade de promoção dentro de uma organização, enfim. Infelizmente, existe uma tendência de que essas benesses ainda são disponibilizadas em maior grau para os homens”, afirma Giordana.

Fonte: Wagner Lenhardt/Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X