Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 16:47

Educação

Greve dos professores: governo diz que adesão é de 2,5%

Publicado em 26/03/2015 ás08:30

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Educação, realizado nesta quarta-feira, 25, apenas 2,5% dos professores aderiram à greve decretada pela diretoria do sindicato dos professores. O secretário Eduardo Deschamps afirmou que em muitos casos, havia professores para ministrar a aula, mas os alunos que faltaram. “Os pais devem orientar seus filhos a irem ao colégio, haverá professores para lecionar o conteúdo”, reiterou Deschamps.

A Secretaria de Educação deu continuidade às simulações de impacto na folha, já contemplando alguns pedidos feito pelo sindicato dos professores: o reajuste para os inativos; a equivalência de remuneração dos ACTs com os docentes em início de carreira e a volta da habilitação de ensino médio na tabela da carreira. A proposta oficial para a nova carreira deverá ser apresentada aos professores nos próximos dias.

O secretário lembra que as negociações com o sindicato foram encerradas devido à decretação da greve, mas que mantém o canal de comunicação aberto com a categoria por meio dos diretores escolares e dos gerentes regionais de educação. “Sempre deixamos o diálogo aberto com o sindicato, não era preciso decretar a greve”, argumentou o secretário.

Deschamps voltou a reforçar os ganhos da categoria, lembrando que o Governo de Santa Catarina cumpre a lei do piso. Os profissionais de nível médio, temporários e iniciantes de carreira tiveram aumento de vencimentos de 178% nos últimos quatro anos, enquanto os profissionais de maior titulação e tempo de carreira tiveram aumento de vencimentos da ordem de 80% (aumentos muito superiores à inflação do período e do aumento de receita do Fundeb). Além disso, a nova carreira procura valorizar principalmente os profissionais com mais tempo de carreira e maior titulação que tiveram aumentos menores nos últimos quatro anos, a chamada descompactação da carreira.

Professores em greve

As escolas estaduais devem abrir normalmente nos próximos dias e serão registradas as faltas dos professores que não comparecerem ao trabalho. Os diretores devem remanejar as equipes para garantir o máximo de aulas possível e os pais devem buscar informações oficiais sempre diretamente com o gestor de cada unidade. O secretário reforçou que, em um primeiro momento, todas as faltas serão devidamente registradas para, em uma segunda etapa, a secretaria avaliar as medidas administrativas a serem adotadas.

Fonte: Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X