Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 09:04

Joaçaba

Trote solidário: acadêmicos de odontologia doam sangue

Publicado em 26/03/2015 ás08:45

Acadêmicos efetuaram seus cadastros como doadores

Foto: Acadêmicos efetuaram seus cadastros como doadores

O curso de Odontologia da Unoesc Joaçaba, realizou, na última sexta-feira (20), a primeira atividade de 2015 em parceria com o Hemosc. A ação foi o trote solidário, uma iniciativa do Centro Acadêmico e da coordenação do curso, com o objetivo de incentivar, especialmente os ingressantes, a se tornarem doadores de sangue.

Um grupo de acadêmicos, entre calouros e veteranos, estiveram no Hemocentro. Além de conhecerem o local, receberam informações, esclareceram dúvidas, e efetuaram seus cadastros como doadores. Os acadêmicos que atingiram os requisitos necessários para ser doador, efetuaram a coleta na oportunidade.

Para a coordenadora do curso de Odontologia, professora Andrea Gallon, o momento foi de solidariedade e integração.

— Junto aos veteranos, tentamos estimular especialmente nos novos alunos, a iniciativa de ser solidário. É importante este ato, especialmente agora em que passam a ser profissionais da saúde — disse.

O vice-presidente do Centro Acadêmico de Odontologia, Rafael Fioresede 22 anos, destacou a mobilização, por parte dos veteranos, como fundamental neste processo para estimular e incentivar os ingressantes.

— É importante criar um hábito de rotina na doação. Nós estamos repassando este projeto aos ingressantes, e, esperamos que eles repassem depois aos seus calouros, e assim sucessivamente — comentou.

Os acadêmicos interessados, que não conseguiram participar do trote solidário na sexta-feira (20), estão se deslocando durante a semana até o Hemocentro para efetuar a doação.  

Ainda, para 2015, outras ações estão programadas através da parceria entre Hemosc e o curso de Odontologia. Segundo afirmou a coordenadora Andrea, durante a Semana Acadêmica, que ocorre em maio, um projeto de fidelização de doadores entre os acadêmicos, será lançado. 

Outras atividades desenvolvidas em parceria

A parceria entre o curso de Odontologia e o Hemosc, acontece há algum tempo. Além das campanhas promovidas, a Unoesc atende anualmente, pacientes hemofílicos, conforme destacou a coordenadora do curso. 

— Existe esta troca de situações acadêmicas entre ambas. Além de atendermos estes pacientes, também encaminhamos até o Hemosc casos que necessitem de uma atenção relacionada ao sangue e hemoderivados — finalizou.

Em 2014, outra campanha desenvolvida pelo curso movimentou os acadêmicos. Desta vez, foi a doação de medula óssea. Na oportunidade, foram cadastrados mais de 120 alunos como doadores. O curso e o Centro Acadêmico, juntamente com o Hemosc Joaçaba, acreditam que o sucesso das atividades desenvolvidas em outros anos se repetirá em 2015.  

Fonte: Jessica Novello/Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X