Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 12:03

Herval d' Oeste

Corpo de mulher fica por 09 horas caído na rua a espera de atestado de óbito

Publicado em 23/04/2015 ás19:00

Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

O corpo de uma mulher de 58 anos ficou por aproximadamente 09 horas aguardando o atestado de óbito na última segunda-feira (20/04) em Herval d´Oeste. O fato aconteceu em Linha Santa Terezinha, interior do município, e revoltou moradores do local.

De acordo com informações repassadas ao Portal Caco da Rosa, Mercedes Morateli caiu morta na rua por volta das 07h, após sofrer um infarto. O irmão da vítima, Manoel Morateli, contou que a ambulância dos Bombeiros foi ao local, mas nada pode fazer. “Foi acionado o IGP, e ficamos aguardando, sem saber que eles não atenderiam”, contou. “Nunca tínhamos lidado com uma situação como essa e ficamos sem saber o que fazer”, disse ele ao comentar que foi avisado pela Polícia Civil que o IGP não atenderia. O IGP só resgata corpos de vítimas de violência, quando é necessária a necropsia para apurar a causa da morte.  

De acordo com Manoel, a partir daquele momento foram idas e vindas, até que o médico Carlos Rogério de Lima chegou ao local por volta do meio dia, mas não assinou o atestado por falta do boletim de ocorrência. “A gente fez errado também”, admitiu o familiar. Depois de registrar o boletim na delegacia, Manoel compareceu a tarde na UPA à procura do médico, onde, segundo ele, foi mal atendido pelo enfermeiro que informou que o médico só estaria na unidade às 16h. “Foi um dia terrível. Além de perder a irmã, tive que deixá-la na rua por todo esse tempo até conseguir o atestado para encaminhar o funeral”, lamentou Manoel.

O Portal Caco da Rosa já registrou duas situações semelhantes que revoltaram a comunidade, até que em 2014 foi criado o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). A partir da implantação do serviço, um médico fica responsável pela emissão do atestado de óbito em ocasiões de morte natural. Mas a desinformação está atrapalhando o processo e gerando acontecimentos como esses.

Tentamos contato com a secretária de saúde Ivone Esquina para comentar o fato, mas ela não atendeu a chamada em seu celular. Também entramos em contato com a UPA para falar com o médico. Como ele já havia saído, não forneceram seu número, alegando não estarem autorizados a repassar.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X