Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
11-12-2018 | 06:59
SAÚDE09/06/2015 às 08:45

Nova técnica cirúrgica é realizada pela equipe de oncologia do Hust

Nova técnica cirúrgica é realizada pela equipe de oncologia do Hust
Foto:Na figura locais onde as pinças são introduzidas e porção do fígado retirada

O Hospital Universitário Santa Terezinha (Hust) de Joaçaba deu mais um importante passo para o tratamento de pessoas diagnosticadas com câncer. No dia 29 de maio, os cirurgiões do Serviço de Oncologia Maurício De Marco, Roger Berçot e Gabriel Manfro, realizaram a primeira hepatectomia parcial por videolaparoscopia.

A hepatectomia é um procedimento cirúrgico de alta complexidade onde se retira uma porção do fígado. Mesmo sendo um procedimento com técnica e indicações já estabelecidas em serviços maiores do Brasil e do mundo, trata-se de algo novo para Joaçaba e para Santa Catarina. Segundo comentou o médico Maurício De Marco, a via laparoscópica utiliza de pequenos portais para introdução de pinças e instrumentos a fim de se realizar procedimentos dentro da cavidade abdominal.

— Conforme a demanda de pacientes e indicação adequada, novos procedimentos como este, poderão ser realizados no Hust. Não falta estrutura física e humana para tal. Por ser um centro de referência no tratamento oncológico, é importante contarmos também com este avanço no uso da videolaparoscopia para realização de procedimentos de alta complexidade — explicou.

Entre os benefícios no uso desta técnica está o menor tempo de internação no pós-operatório para os pacientes. Desta forma, o Hust estará otimizando o uso de seu espaço, aumentando a rotatividade e o número de pacientes assistidos.

O paciente com iniciais P.E, de 74 anos, morador de Água Doce, realizou esse procedimento. Após a cirurgia, declarou à equipe do Hust estar se sentindo muito bem. Nas palavras dos familiares que acompanharam todo o processo, “atendimento melhor, impossível”.

Fonte: Jessica Novello/Unoesc

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui