Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
20-07-2019 | 06:59
GERAL09/03/2013 às 08:47

Primeiro copo plástico com gás natural do mundo foi produzido em SC

Primeiro copo plástico com gás natural do mundo foi produzido em SC
Foto:Imagem ilustrativa

Projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio técnico e financeiro da Petrobras e da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS), concebeu uma solução a gás natural para o segmento de termoformagem de plástico. Na última quinta-feira, 7, na sede da empresa parceria do estudo, NTS Máquinas e Equipamentos, em Criciúma, foi produzido o primeiro copo plástico com gás natural do mundo, produto totalmente reciclável. Este processo é tipicamente realizado apenas com energia elétrica, em que a etapa de aquecimento poderá ser substituída em até 30% por um painel radiante movido a gás natural, com grandes vantagens econômicas para as indústrias.

O protótipo foi testado nas instalações da NTS Máquinas e Equipamentos, parceira do projeto e fabricante de equipamentos de termoformagem. O projeto é o único do mundo neste formato, e, após ser patenteado, poderá representar ganhos em competitividade para a indústria nacional. Denominado Termopor, o estudo foi conduzido durante três anos e contou com investimentos de R$ 1,7 milhão.

"A solução industrial é inédita e abre caminho para uma nova aplicação do gás natural, contribuindo para a diversificação do uso desta fonte de energia ambientalmente correta", explica o gestor do projeto por parte da SCGÁS, engenheiro Jorge Gustavo Wanderley de Azevedo.

Segundo o diretor da NTS, Walter João Nuernberg, "o equipamento é uma evolução de um trabalho que iniciou há mais de três anos, e com certeza será uma novidade no mercado, trazendo redução de custos na produção. Como a conta de energia é um item bastante importante no custeio das empresas, esta alternativa poderá proporcionar vantagens bastante competitivas para as indústrias."



Fonte: Companhia de Gás de SC SA

Tags
Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui