Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 03:01

Joaçaba

Sucessão nas empresas familiares foi tema de encontro da Acioc

Publicado em 23/07/2015 ás14:00

Palestrante abordou os 7 erros do planejamento sucessório

Foto: Palestrante abordou os 7 erros do planejamento sucessório

Gestores de várias empresas da região reuniram-se na manhã desta quarta-feira (22) para a 20ª Edição do Café com Lideranças, promovido pela Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC) em parceria com o Núcleo de Profissionais da Área Contábil (NP) e a Área das Ciências das Humanidades da Unoesc Joaçaba.

Nesta edição, o tema abordado foi a sucessão administrativa em empresas familiares, cenário característico da região meio-oeste de Santa Catarina. Sob o tema “Os 7 erros do planejamento sucessório e tributário nas empresas familiares”, o advogado Renato Vieira de Avila, com seus mais de 15 anos de experiências nacionais e internacionais, abordou a necessidade de uma comunicação eficiente no processo organizacional das empresas para se evitar problemas no processo de transição/mudança de comando. “São fases arriscadas que precisam estar muito bem acordadas entre todos os membros da família para se evitar problemas em longo prazo. Tudo precisa estar minuciosamente detalhado”, declarou.

No encontro realizado no centro empresarial da ACIOC, o profissional abordou os diversos modelos de sistema estrutural de empresas administradas por famílias e os aspectos relevantes de cada situação que devem ser levados em consideração no momento de uma transição. “Casamentos, nascimentos de filhos, mudanças societárias, alterações administrativas, separações, falecimentos, precisam estar todas documentadas para que a empresa e seus colaboradores não sofram reflexos de uma mudança familiar administrativa mal sucedida”, completou.

A Diretora de Graduação, Pós-Graduação e Extensão da Unoesc Joaçaba, Jéssica Romeiro Mota, participou do Café com Lideranças e destacou a importância da abordagem do assunto para a nossa região. “Nossa região é tradicionalmente formada por empresas familiares e percebemos que, durante o processo, muitas delas acabam fechando suas portas, pois não se estruturam as mudanças necessárias em seu sistema administrativo. Um evento como esse, agrega valor aos nossos empresários que necessitam passar por esse processo”, explicou.

A visão de Jéssica Mota sobre a sucessão dentro de uma empresa familiar se completa com a declaração da Coordenadora da Área das Ciências das Humanidades da Unoesc Joaçaba e Diretora Administrativa da ACIOC, Tânia Durigon, que reforçou o papel da informação de qualidade aos empresários que mantém gestão familiar em seus negócios. “Toda informação de qualidade é bem vinda, principalmente, quando se trata de um assunto delicado como é a sucessão familiar nas empresas. Sem dúvida, essa palestra agregou muito e possibilitou a troca de informações entre os empresários e o profissional da área que esteve conosco nesse evento”, finalizou.

Associado! Participe de nossos cafés e palestras, traga assuntos dos quais gostaria de ter mais conhecimento. A Acioc buscará o profissional adequado para esclarecer dúvidas e trazer mais informações e conhecimento para você que é a razão de ser da Acioc.  Entre em contato com a ACIOC pelo telefone (49) 3521-1333 ou pelo email: suporte@acioc.com.br

Fonte: Assessoria de imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X