Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 18:51

Herval d' Oeste

Cirurgias de catarata com recursos devolvidos pela Câmara

Publicado em 04/08/2015 ás17:30

Unidade Central de Saúde

Foto: Unidade Central de Saúde

Dezessete pacientes de Herval d´Oeste realizaram cirurgia de catarata no final do mês de junho em Fraiburgo, e receberam alta no último sábado (1º). Embora seja um dever do estado, os procedimentos não estavam sendo executados, pois os municípios credenciados para realizar as intervenções cirúrgicas alegavam falta de repasse do governo.

O impasse e da longa fila de espera sensibilizou o presidente da Câmara de Vereadores, Leo Mascarello, que devolveu R$ 30 mil à Prefeitura Municipal para firmar o convênio. “Nós podemos solicitar que os recursos sejam investidos em determinada ação, mas quem decide é o Executivo, e o prefeito Nelson Guindani atendeu nosso pedido”, comentou Leo ao reafirmar que estabeleceu como uma das prioridades de sua gestão a devolução de recursos para ações que auxiliem o atendimento a população.

Neste mês de agosto a Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva deve abrir agenda para que mais vinte pacientes possam ser encaminhados para consulta, avaliação e posterior cirurgia. A fila de espera pelo procedimento ultrapassa 100 pessoas.

Catarata

A catarata é uma lesão ocular que compromete a visão, pois atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem). O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista, necessitando de exame minucioso.

O único tratamento para catarata é o cirúrgico, por meio de procedimento simples, rápido e feito sob anestesia local. A cirurgia da catarata exige cuidados pós-operatórios como qualquer outra intervenção cirúrgica.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X