Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
19-07-2019 | 11:55
JOAÇABA27/11/2012 às 11:05

Semana Nacional do Doador de Sangue

Hemocentro atenderá das 09h00 às 18h30min na próxima quinta-feira
Semana Nacional do Doador de Sangue
Foto:Edilson Better doando vida

Domingo (25) comemorou-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para lembrar a data e prestigiar os doadores, o Hemocentro Regional de Joaçaba está desenvolvendo uma programação especial durante esta semana. Sorvete e um lanche diferenciado estão sendo oferecidos aos doares, além de uma camiseta para que tem mais de três doações. “Essa é uma maneira singela de agradecermos as pessoas que doam durante todo o ano”, disse Monica Beal responsável pela captação de doadores.

Segundo ela, com as atividades desta semana em que as doações são mais acentuadas, o estoque fica estável. Só na segunda-feira (26) passaram pelo Hemocentro 30 doadores, e a expectativa é atender cerca de 100 pessoas na próxima quinta-feira, quando o atendimento será das 09h00 às 18h30min sem fechar ao meio dia. “Isso nos garante um fluxo maior de doadores durante duas semanas e uma maior tranquiliade, pois cada bolsa coletada é fracionada em três hemocomponentes (partes), plaquetas, plasmas e concentrado de hemácias, e a distribuição ocorre conforme a necessidade (doença)”, explicou.

Edilson Better de Joaçaba que estava doando pela quarta vez tem consciência que seu ato pode ajudar. “É importante, assim colaboro com quem precisa e sei da necessidade enfrentada pelo Hemocentro. Seria bom que mais pessoas tivessem essa preocupação”, disse ele que sempre que tem tempo disponível doa espontaneamente.

Doar é simples e seguro: ao doar sangue a pessoa não se expõe a qualquer risco de contaminação. Todo o material utilizado é descartável. O volume coletado é de aproximadamente 450ml, representando em torno de 10% do total do sangue em um adulto, rapidamente reposto pelo organismo. Doar não afina, nem engrossa o sangue e também não exige mais doações.

Caminhos para a Doação

Idade entre 16 e 67 anos
Jovem com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal
Idade máxima para a primeira doação 60 anos
Peso superior a 50 Kg
Boas condições de saúde
Estar alimentado e portar documento de identificação com foto, expedido por órgão oficial
Homens podem doar num intervalo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar num intervalo de três meses, não ultrapassando três doações por ano.

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui