Apareceu aqui, virou notícia!
(49) 9111 4055
Previsão do Tempo
22-03-2019 | 05:18
JOAÇABA14/03/2013 às 12:27

Apresentadores do programa “Não conta lá em casa” da Multishow estiveram na Unoesc

Eles compartilharam com 700 estudantes experiências vivenciadas na produção do programa

André Rodrigues Pires e Felipe Chagas Monteiro de Melo, integrantes do programa “Não conta lá em casa” do canal de TV Multishow, falaram ontem para mais de 700 estudantes de graduação e do Ensino Médio de Joaçaba. Eles participavam do “Seminário multidisciplinar aplicado à democracia em conflito”, promovido por cinco cursos da Unoesc.

Fran e Ufo – como são conhecidos os dois apresentadores – prenderam a atenção dos estudantes por cerca de duas horas, contando fatos engraçados, curiosidades e situações entristecedoras encontradas em países subdesenvolvidos ou em situação de conflito por onde já passaram na produção do programa. Eles falaram, por exemplo, sobre uma professora de música norte-coreana que nunca tinha ouvido falar em rock and roll; sobre a diferença de realidade entre o Japão e o Haiti após as catástrofes naturais por que passaram os dois países, o primeiro começando a se reerguer um mês após os desastres, o segundo sem conseguir ao menos se organizar um ano depois; e sobre o contraponto entre a Bósnia, país que tem três presidentes, e a Somália, que não tem governo e é dirigido por diversos grupos políticos...

– As vezes as experiências são rápidas, mas estando no lugar, conhecendo as pessoas, é um aprendizado muito grande. O primeiro dia nesses lugares é um ganho tão grande de informação que vai muito além de meses de estudo. Uma coisa é pesquisa em livros ou na internet sobre a realidade sem estar no local, outra é estar ali, conversando com as pessoas, pegando o mesmo tipo de transporte, vivenciando a sua realidade – comentou Ufo em entrevista concedida antes do bate-papo com os estudantes.

O seminário

O “Seminário Multidisciplinar Aplicado à Democracia em Conflito” é promovido pelos cursos de Direito, Administração com linha de formação em Comércio Exterior, Comunicação Social, História, Geografia e Psicologia. De acordo com as professoras Carolina de Figueiredo Furtado e Rafaella Zanatta Caon Kravetz, organizadoras do evento, a proposta é debater a democracia, colocando em pauta as diferentes situações: países reconstruídos sob o pálio da democracia, países não democráticos, outros, ainda, em constante situação de conflito, etc.

Programação

Hoje à noite, ocorre o encerramento do seminário, com a participação do ex-fuzileiro naval Alexandre Danielli, hervalense que serviu à marinha norte-americana na guerra do Afeganistão. Também participarão os professores Jéssica Romeiro Mota, que é docente do Curso de Direito, Márcio Giusti Trevisol e Arnaldo Telles Ferreira, da Comunicação Social, e Rogerio Augusto Bilibio, do Curso de Geografia.

De forma intercalada a todas estas atividades, os participantes do Seminário estão assistindo alguns episódios do programa “Não conta lá em casa” gravados no Afeganistão.


Fonte: Bruna Santos de Andrade
Assessora de Imprensa Unoesc

Comentários
Publicidade Caitá Supermercados
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui