Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 09:27

Educação

Rádio Unoesc FM: há 10 anos fazendo parte da sua vida

Publicado em 02/09/2015 ás18:30

Rádio Unoesc FM completa 10 anos no ar em setembro

Foto: Rádio Unoesc FM completa 10 anos no ar em setembro

O mês de setembro é de comemoração para a Rádio Unoesc 106,7 FM pois, no próximo dia 6, a emissora completa 10 anos no ar. Tendo como marca principal a programação diferenciada e educativa, a rádio universitária leva informação e diversão não somente para a população de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna, mas também para locais ainda mais distantes por meio da internet.

Apesar de completar 10 anos, o processo de criação da rádio iniciou ainda na década de 90. O interesse em instalar uma rádio educativa, além de servir como laboratório para os cursos de comunicação, surgiu com o propósito de promover a disseminação das informações acadêmicas à comunidade em geral. Conforme comentou o reitor da Unoesc e diretor da rádio, professor doutor Aristides Cimadon, o processo foi lento, mas concretizou-se em 2005.

— Inicialmente elaboramos um projeto que demorou bastante tempo para ser aprovado. Na época, quem aprovava era a Fundação Roquette Pinto, que mais tarde foi extinta. Por conta disso, tivemos que elaborar um novo projeto, que felizmente depois de tanto tempo foi aprovado em 2005 — falou o reitor.

Desde então, a Rádio Educativa Universitária Unoesc 106,7 FM vem conquistando o seu espaço e um público fiel, graças à preocupação em elaborar programações com qualidade, onde o conteúdo é o principal objetivo. Segundo o vice-diretor da rádio, professor Alex Baseggio, por possuir características distintas, o processo de aprimoramento da emissora torna-se constante.

— Sabemos que fazer comunicação para rádio é um aprendizado diário, ainda mais tratando-se de uma rádio educativa com objetivos diferentes. Por isso, estamos sempre nos atualizando, tanto na questão tecnológica quanto na programação, para que possamos crescer e melhorar ainda mais — comentou Alex.

O coordenador de programação e produção da Unoesc FM, professor Paulo Ricardo dos Santos, acompanhou de perto o processo de crescimento da rádio. Antes mesmo da criação, há 11 anos, é ele quem define o conteúdo a ser disseminado à população. Em 2004, quando a concessão da rádio estava prestes a ser aprovada, foi convidado para planejar a programação. Para ele, o que o encanta neste processo é justamente a qualidade no que está sendo emitido.

— Temos uma preocupação em levar para as pessoas conteúdo e informação diferenciada, sem estar atrelado ao comercial. Ficamos muito felizes por comemorar 10 anos, e mais ainda por saber que são muitos projetos futuros — disse.

A rádio já protocolou junto ao Ministério das Comunicações, um projeto que prevê o aumento da área de cobertura, possibilitando que o sinal alcance mais municípios da região. Um passo importante para a concretização deste objetivo foi alcançado neste ano. A torre de transmissão, antes localizada no campus 1 da universidade, foi instalado em um ponto mais alto de Joaçaba, atingindo uma área de abrangência maior.

— A instalação da nova torre tem o objetivo de expandir a potência da rádio para uma localização além da que temos hoje. O projeto de aumento de potência já está em andamento e esperamos em breve chegar mais longe, principalmente nas cidades que estão na região polo do município de Joaçaba — complementou o reitor.

Quem faz acontecer

Atualmente, a rádio Unoesc FM, com programação 24h no ar, conta com uma equipe de 12 profissionais. Das 7h às 19h, a programação é ao vivo, comandada no período da manhã pelo locutor José Barancelli e à tarde por Tânia Patzlaff. Durante todo o dia, ambos animam a programação da rádio e interagem com os ouvintes. Das 12h às 13h o comando fica por conta de Fernanda Mingori, que apresenta um quadro semanal somente com músicas nacionais. No início deste ano, Fernanda que foi locutora da emissora por 9 anos, passou para a função de jornalista, onde exerce todas as atividades da área.

Além do diretor, vice-diretor e coordenador de programação e produção, o quadro de colaboradores ainda é formado pelo engenheiro e coordenador técnico da emissora, Elton Vieira, pelo editor, Eliseu Peruzzo, pelo vendedor de apoio cultural, Waldecir da Rosa, pelo integrante do programa Papo Cabeça, Gustavo Deon, e pelas estagiárias Karen Drey e Shayane Bassotto.

A sintonia da rádio Unoesc FM é a 106,7. Para os locais onde não há alcance de sinal, os ouvintes podem escutá-la pela internet, e acompanhar todas as informações pelo Facebook e Twitter. Também podem baixar o aplicativo da rádio para smartphones tanto android quanto iOS. Participações, sugestões ou comentários, através do telefone (49) 3551-2050, Whatsapp (49) 9832-2002 ou Skype. 

Fonte: Jessica Novello/Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X