Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 09:57

Geral

Julgamento do jardineiro pode ser realizado em outra cidade

Publicado em 19/10/2015 ás18:00

Vagner na delegacia de Joaçaba

Foto: Vagner na delegacia de Joaçaba

O advogado Álvaro Xavier entrou com pedido no Tribunal de Justiça (TJ/SC) para o desaforamento do julgamento do jardineiro Vagner Fernandes do Nascimento, denunciado pela morte da jovem Mariane Telles. O defensor espera que ele seja julgado em outra Comarca. O pedido foi publicado nesta seguda-feira (19) na página do TJ/SC.

“Há uma tendência da população em querer a condenação de Vagner, portanto, existe um pré-julgamento”, justificou o advogado que juntou ao pedido inúmeras manifestações públicas pela internet, em que o jardineiro é chamado de monstro, e a população chega a pedir até a pena de morte para ele. “Acredito que tudo isso vá pesar na decisão”, acrescentou Álvaro. De acordo com ele, o TJ/SC deve julgar o pedido ainda nesta semana, pois esses casos são prioridade para o órgão.

Em entrevista na última sexta-feira (16), antes de ter conhecimento do pedido, o promotor de justiça da Comarca de Joaçaba, Protásio Campos Neto, disse não acreditar que o julgamento seja realizado em outra comarca. “O crime é julgado onde acontece. Teria que haver uma comoção social comprovada, no sentido de que o réu já estaria pré-julgado e condenado, para que o Tribunal de Justiça aceitasse o pedido”. Protásio comentou também que se a defesa do jardineiro não entrar com recurso, o julgamento deve acontecer no mês de novembro. “Já existe a sentença de pronuncia proferida pelo magistrado criminal, que manteve as qualificadoras, e diz que o réu tem que ser submetido ao tribunal do júri. Em não havendo recurso, vem para o Ministério Público e para a defesa fazer a peça para arrolar diligência e testemunhas que serão ouvidas em plenário. Depois disso é só pautar o júri”, explicou Protásio.

O advogado de defesa informou que não entrou com recurso, mas não garante que o julgamento acontecerá em novembro. “Vai depender da decisão do TJ. Se aceitarem o desaforamento, será designada uma nova Comarca, e a data vai depender da pauta do juiz”.

O crime

O corpo de Mariane Telles foi encontrado por agricultores no dia 16 de abril, exatamente um mês após seu desaparecimento, em uma ribanceira em São João do Jacutinga, interior de Jaborá.

O Jardineiro foi apresentado como autor no dia 15 de maio, após confessar o crime, ocasião em que o delegado pediu sua prisão temporária até a conclusão do inquérito.

Mariane foi morta dentro do Senai, quando Vagner a levou até uma sala de depósito com a justificativa de comer sementes de girassol. Lá, ele asfixiou a jovem com um cordão de nylon, depois de tentar violentá-la.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X