Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 19:07

Estado

NOTA OFICIAL: Governo repudia agressão que resultou na morte de haitiano

Publicado em 21/10/2015 ás20:39

Reprodução/RBSTV

Foto: Reprodução/RBSTV

O Governo do Estado de Santa Catarina e a Secretaria de Assuntos Internacionais repudiam com veemência a agressão que vitimou o imigrante haitiano Fetiere Sterlin e expressam sua solidariedade aos familiares da vítima e a todos os imigrantes haitianos que escolheram nosso estado como sua residência. A Polícia Civil de SC trabalha na investigação do caso e está ouvindo os envolvidos.

A diversidade cultural e étnica é um dos diferenciais que engrandece Santa Catarina. A formação da nossa comunidade é resultado da vinda de imigrantes de todas as partes do mundo. Assim como no passado, estamos abertos a receber imigrantes que vejam em Santa Catarina uma terra de oportunidades e que venham a contribuir na construção de um futuro melhor para todos os catarinenses. 

É papel do Estado estimular a integração entre os povos e combater toda espécie de preconceito, em especial a xenofobia. Para o Governo de Santa Catarina, o bem-estar das pessoas está em primeiro lugar, independente da sua origem.

Entre as prioridades das Relações Internacionais do Governo do Estado está o fortalecimento dos laços de amizade com o povo haitiano. Destaca-se a existência de uma agenda de cooperação, que visa promover investimentos catarinenses no Haiti como forma de incentivar o desenvolvimento socioeconômico de ambas as comunidades.

É dever de todos os catarinenses receber bem os imigrantes haitianos e apoiá-los no recomeço de suas vidas, longe da terra natal, da mesma forma como fizeram os nossos antepassados.

O crime

O haitiano foi assassinado na noite de sábado (17) em Navegantes, Litoral catarinense. De acordo com a Polícia Civil, Fetiere Sterlin, de 33 anos, estava sentado na frente de casa com a namorada no bairro Machados quando foi agredido por um grupo que passava pela rua. Ele sofreu vários golpes de faca e morreu a caminho do hospital.

A Polícia Civil deteve na tarde desta quarta-feira (21) cinco suspeitos de envolvimento na morte do haitiano. Quatro adolescentes com idades entre 14 e 17 anos e um adulto de 24  foram conduzidos para a Delegacia de Navegantes para prestar esclarecimentos. Segundo o delegado Rodrigo Coronha, um adolescente de 17 anos, confessou o assassinato. Em depoimento, o adolescente afirmou que o crime foi um "acerto de contas", pois o haitiano teria mexido mais cedo com a namorada dele.

"Ele diz que a motivação não foi por preconceito racial", disse o delegado. "Acabei de representar pela prisão preventiva do maior, que se encontra na delegacia, e pela apreensão do menor", declarou o delegado no fim da tarde.

No início da noite, a Polícia Civil informou, em nota, que também foi feita representação para apreeensão de outros três adolescentes, de 14, 15 e 16 anos. (G1/SC)

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X