Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 18:59

Geral

Meteorologista confirma passagem de tornado em Treze Tílias

Publicado em 20/11/2015 ás21:00

Reprodução do vídeo

Foto: Reprodução do vídeo

Após receber e publicar o vídeo com o possível tornado no início da noite da quinta-feira (19) em Treze Tílias, o Portal Caco da Rosa enviou as imagens para a Epagri Ciram. Hoje em nota divulgada pela assessoria de comunicação do órgão, o meteorologista Marcelo Martins confirmou o fenômeno. “Embora a nuvem funil tenha tocado tão rapidamente no solo, se caracterizando como um tornado, os estragos foram menores do que os temporais associados à microexplosões que ocorreram em Chapecó e Jaraguá do Sul”, explicou.

Nos demais municípios catarinenses a Epagri informa que foram microexplosões que causaram os estragos. Nos municípios de Chapecó e Jaraguá do Sul, os fenômenos estão associados às características de microburst ou microexplosão, que são ventos de 100 km/h, tão destrutivos quanto os tornados de Tipo F0, conforme escala Fujita.

Em Chapecó foram 120 afetados com alagamentos, vendaval onde quatro residências foram totalmente destruídas, seis parcialmente e 20 destelhadas. Também foram registradas quatro pessoas feridas e 16 desalojadas.

Na tarde desta sexta-feira, 20, o secretário adjunto da Defesa Civil de SC, Rodrigo Moratelli, o secretário Regional da SDR Chapecó, Américo do Nascimento Junior e o prefeito de Chapecó, José Caramori, visitaram a área atingida pelo tornado, na Linha Monte Alegre. 

Em Caxambu do Sul há registro de 240 pessoas afetadas com a enxurrada e o vendaval. Nos municípios de Águas de Chapecó, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, Barra Velha, os registros foram de vendaval e atingiram algumas residências. Já em Planalto Alegre, 29 foram atingidos, sendo cinco residências e nove aviários. O número ainda não é preciso porque a Defesa Civil está fazendo o levantamento.

No Norte e Planalto Norte do Estado, nos municípios de Araquari, Rio Negrinho, Mafra e Major Vieira, foram registrados alagamentos pontuais. 

Acompanhe abaixo o vídeo do tornado em Treze Tílias:

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X