Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 08:58

Educação

Metodologia inovadora de avaliação é implantada no curso de Medicina

Publicado em 13/12/2015 ás09:30

Conhecimentos teóricos são avaliados na prática

Foto: Conhecimentos teóricos são avaliados na prática

Os acadêmicos da 11ª fase de Medicina da Unoesc Joaçaba passaram por uma avaliação, no último dia 5, considerada inovadora. A metodologia implantada pela primeira vez no curso foi realizada com 28 alunos no Ambulatório Universitário (AMU), sob orientação de nove professores.

A avaliação por simulação realística testou os estudantes sobre os conhecimentos adquiridos. Em ambiente controlado, os acadêmicos deveriam avaliar o estudo clínico do paciente, solicitando os exames necessários e adotando os procedimentos corretos para o caso apresentado. Os professores avaliadores acompanharam e conduziram a atividade, realizada de forma individual, em três salas simultaneamente.

— Toda a avaliação foi realizada como se o aluno estivesse em uma situação real, por isso a chamamos de simulação realística. O objetivo não é que o aluno chegue ao resultado final, descobrindo qual a doença do paciente, e sim avaliar se teve a conduta correta, solicitando exames e procedimentos coerentes — explicou a coordenadora pedagógica da Área das Ciências da Vida (ACV), professora Rôse Maria Makowski.

A implantação desta metodologia de avaliação inovadora surgiu a partir da viagem realizada ao México, na Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), onde é aplicada. Após visualizar os resultados obtidos com a tarefa, considerada positiva para os alunos, resolveu-se aplicá-la no curso.

Conforme afirmou a acadêmica da 11ª fase da Unoesc, Rita Mendes, que participou da avaliação, trata-se de uma atividade muito importante e que colabora no processo de ensino e aprendizagem.

— Achei a atividade muito satisfatória. Inclusive, seria importante que fosse desenvolvida desde o início do curso, pois a vivência na prática ajuda a sedimentar o conhecimento teórico adquirido nas aulas — disse a estudante.

A atividade foi avaliada pelos professores Ricardo Marques, Nadia Lorencette, Ricardo Camina, Walter Rothbarth, Rafael Rothbarth, Glênio Spinato e Roberto Zilio. As professoras Lorena Marques e Rôse Maria Makoski, também prestaram auxílio. A metodologia inovadora, aplicada no curso de Medicina, pode ser implantada também nos demais cursos da área da saúde.

Fonte: Jessica Novello/Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X