Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 19:20

Carnaval

Acadêmicos vai apresentar sua própria história na Avenida

Publicado em 28/01/2016 ás13:50

Desfile 2015 (Aquivo Caco da Rosa)

Foto: Desfile 2015 (Aquivo Caco da Rosa)

Pelo 4º ano consecutivo, o Desfile das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste, terá como primeira escola a desfilar a caçula do carnaval Acadêmicos do Grande Vale. Idealizada a partir do sonho visionário de líderes culturais como João Paulo Dantas (in memorian), a agremiação apresentará na Avenida do Samba na noite de 06 de fevereiro a sua própria história ao longo dos quatro anos de participação. “Vamos falar daquilo que somos. Onde estávamos, a que ponto chegamos e para onde queremos ir”, destacou o carnavalesco da Acadêmicos, Jorge Zamoner.

De acordo com o carnavalesco, o trabalho tem se intensificado nos últimos dias. “Estamos trabalhando de forma intensa, somando forças junto à comunidade para conseguirmos levar o melhor espetáculo para avenida, agradando ao público e na busca pelo título de campeã do carnaval de Joaçaba 2016”, explicou.

A Acadêmicos do Grande Vale apresentará ao público o enredo “Acadêmicos: nosso sonho, nossa paixão”, a partir da determinação do Ministério Público para que a escola mudasse o enredo. A proposta inicial era a de homenagear o deputado federal Jorginho Mello. “Está sendo uma experiência delicada ter que alterar um enredo faltando 30 dias para o desfile, mas graça a colaboração da equipe, a força de vontade, o conhecimento do carnaval de Joaçaba, estamos até superando nossas próprias expectativas em relação ao que está sendo projetado para o desfile deste ano”, disse.

Em 2016, a Acadêmicos desfilará pela XV de Novembro com quatro alegorias, tripés, 23 alas e aproximadamente 1200 componentes. “Uma grande estrutura que contará a história da nossa escola em paralelo com a do carnaval em um modo geral, afinal, ambos, possuem a superação como fator preponderante à existência”, completou.

Situação financeira preocupa

“Olha, ainda não recebemos nada da LIESJHO. Isso muito nos preocupa, afinal precisamos quitar nossas dívidas com os credores. Na verdade, a demora no repasse é um problema de anos que direta ou indiretamente acaba trazendo transtornos às escolas. O que ainda nos mantém equilibrados é a destinação do Governo Estadual e o Municipal, mas acreditamos que até o mês que vem vamos receber os valores para cumprir com nossas obrigações”, declarou.

Inserção da Acadêmicos na LIESJHO

“A nossa situação ainda é incômoda, afinal pelo estatuto criado pela LIESJHO não podemos votar nem ser votados, não podemos assumir qualquer cargo e nossas obrigações são muito maiores que nossos direitos. Espero que nessa mudança de diretoria nós possamos nos inserir de forma oficial na Liga, pois não queremos acreditar que ainda não temos potencial para se igualar as demais do Carnaval de Joaçaba”, detalhou.

Participação da comunidade

“Ao longo dos anos é perceptível o afastamento da comunidade região, ou seja, dos foliões das nossas cidades. Porém, a Acadêmicos é realmente do Grande Vale do Rio do Peixe e, por esse motivo, abraçamos também as cidades vizinhas. Hoje, mais da metade da escola é de outras cidades e nós entendemos isso, afinal em uma cidade com 27 mil habitantes ter mais de 5 mil desfilando nas escolas é algo difícil de acontecer. Acreditamos ainda que a LIESJHO precisa tornar o nosso evento mais participativo, mais comunitário”.

“Dá para se fazer mais com menos”

“Uma das críticas construtivas que sempre levo nas reuniões da LIESJHO é que podemos fazer um carnaval ótimo com o que temos. Não adianta sempre reclamar que não tem dinheiro. Ao invés disso, precisamos encontrar outras formas, outros caminhos. Hoje se investe bastante em infraestrutura e se esquece um pouco das escolas. Talvez uma solução fosse envolver a comunidade por meio de ações nas escolas, entidades, tornando realmente o carnaval de Joaçaba uma escola para o futuro”, finalizou.

Fonte: Angelo Junior Radavelli

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X