Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 20:34

Formatura

IFC forma novos técnicos em Automação Industrial

Publicado em 21/03/2016 ás10:30

Cerca de 30 alunos garantiram a certificação

Foto: Cerca de 30 alunos garantiram a certificação

A sexta-feira (18) foi de formatura para cerca de 30 alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna. Além dos formandos, seus amigos e familiares, a solenidade reuniu servidores da instituição e representantes de organizações de Luzerna e região, que prestigiaram a colação de grau dos novos profissionais técnicos em Automação Industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho.

Os alunos são egressos dos cursos subsequentes ao ensino médio e também da concomitância externa (esta que hoje não é mais ofertada pela instituição), conforme explica o diretor-geral do IFC Luzerna, professor Eduardo Butzen. “As formaturas eram um ponto falho em nosso processo. Quando não tínhamos a modalidade integrada ao ensino médio, a fase escolar era mais importante tanto no subsequente quanto na concomitância”, comenta.

“Quando o aluno terminava a escola, ele tinha que ir para o estágio do curso técnico e fazer o trabalho de conclusão – o que nem sempre acontecia. Fomos atrás desses alunos para que eles não perdessem o tempo limite para a conclusão do curso, garantindo assim a certificação de todos”, fala Butzen. O Setor de Estágios do campus foi atrás de cada aluno que ainda tinha a possibilidade de fazer esta última etapa, podendo concluir a formação. “Todos estes cursos são referendados pelas demandas regionais através da sintonia que a nossa equipe tem de buscar essas informações junto ao mercado de trabalho”, destaca o diretor.

Agora Técnico em Automação Industrial, Paulo Adriano da Silva comemora o momento. “Embora atualmente não esteja trabalhando na área, ainda consigo aplicar os conhecimentos do curso no meu emprego”, fala. “Foram dois anos de estudo bastante puxados, cheios de desafios. Trabalhava durante o dia e fazia o curso técnico durante a noite. Sempre fazendo o máximo para conciliar tudo”, diz o formando. “No curso você tem acesso aos conhecimentos, mas é preciso correr atrás das coisas também fora da instituição.”

Paulo é natural de Campo Erê, mas reside em Joaçaba há 14 anos. “Ter uma instituição pública federal aqui na região abriu os horizontes de todo mundo. Hoje, a pessoa que tem vontade de se qualificar, tem a oportunidade de fazer um curso de qualidade com professores qualificados, e sem pagar nada por isso”, destaca.

Atualmente o IFC Luzerna oferece os cursos técnicos em Automação Industrial (modalidades integrada e subsequente ao ensino médio), Mecânica (subsequente) e Segurança do Trabalho (integrado). Ainda neste ano, o campus terá as solenidades de formatura da primeira turma de graduação em Engenharia de Controle e Automação e dos primeiros egressos do Ensino Médio Integrado.

Fonte: Wagner Lenhardt/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X