Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 08:08

Polícia

Polícia de Herval identifica quadrilha que furtou bancos na região

Publicado em 21/04/2016 ás11:00

Polícia Civil/Divulgação

Foto: Polícia Civil/Divulgação

O Setor de Investigações Criminais (SIC) da Delegacia de Herval d’Oeste, com apoio da DIC de Joinville, deflagrou nesta quarta-feira (20) na cidade de Joinville, Operação Policial com o objetivo de dar cumprimento a três mandados de busca e apreensão em endereços residenciais vinculados ao suspeito de liderar os chamados “caixeiros” (furtadores de caixa eletrônicos) que recentemente atuaram na região, onde foram subtraídos R$ 76.000,00 do banco Bradesco de Herval d’Oeste e R$ 59.000,00 do banco Bradesco de Ibicaré.

“Durante as investigações, conseguimos imagens dos autores e identificamos o veículo utilizado no crime. Além disso, houve confronto das impressões digitais do suspeito”, relatou o delegado da Comarca de Herval d´Oeste, Deyvid Tranche Lima.

Na casa do suspeito, localizada em um condomínio de luxo na cidade de Joinville, foram encontrados três veículos importados (duas BMW e uma Land Rover Evoque), sendo apreendidas munições de calibre .380 e 7.65, simulacros de arma de fogo, material usado nos furtos aos bancos, anotações com orientações de arrombamentos dos caixas eletrônicos, aparelhos celulares, tablet, computador e o CRV (Certificado de Registro de Veículo) do automóvel utilizado no crime. O suspeito não se encontrava em casa.

Segundo a documentação encontrada na residência, o suspeito é proprietário de apartamentos, casa no condomínio, veículos de luxo e 11 terrenos, sendo que vários desses bens estão registrados em nome de terceiros (conforme procurações apreendidas), o que reforça as suspeitas de crime de lavagem de dinheiro.

De acordo com as investigações, somente neste ano ataques semelhantes aos de Herval d’Oeste e Ibicaré, também ocorreram nos bancos Bradesco de Treze Tílias, Palmeira, Caxambu, Guarajá do Sul e Witmarsum, sendo que neste último ocorrido no início do mês. Em todas as ações os autores estavam com o mesmo veículo utilizado no furto ao banco de Herval D’Oeste.

Método

Os investigadores também decifraram o modo de operação utilizado pelos criminosos. Os autores usam um método eletrônico de abertura do compartimento das notas, violam o cadeado digital e subtraem o dinheiro sem arrombamento do caixa de autoatendimento. Em Herval d’Oeste levaram cerca de dois minutos e meio para abrir o cofre, e em Ibicaré aproximadamente três minutos.

Prisão

Gilmar Rottini foi abordado com o veículo utilizado nos furtos (Peugeot 307, placa EZC-5518 de São Francisco do Sul) em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal em São José. Ao verificar no sistema, os policiais constataram o mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário de Herval d´Oeste. Gilmar é proprietário da casa que aparece nas fotos, relógios, terrenos e até uma lancha.

Seus advogados haviam informado que ele estava no Paraná, e que se apresentaria na semana que vem à Polícia Civil de Joinville.

Reconhecimento pelo trabalho

A investigação conduzida pelo delegado de Herval d´Oeste foi elogiada publicamente pelo delegado regional Daniel Régis, e também pelo delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Artur Nitz.

“O SIC Herval d'Oeste conta com apenas dois agentes de polícia, com uma demanda enorme de trabalho, mas mesmo assim capaz de chegar a esse tipo de resultado de excelência. Agradeço ao Dr. Deyvid e sua equipe em nome da nossa instituição e também da sociedade”, elogiou Daniel Régis.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X