Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 21/07/2026 | 02:46
Publicado em 30/05/2016 ás10:57
Estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna celebraram o Dia da Indústria, comemorado anualmente em 25 de maio. Na última quarta-feira, durante todo o período da manhã, alunos e professores dialogaram sobre mercado de trabalho, dúvidas e escolhas profissionais, avanço da tecnologia, entre outros temas. Como convidados, membros de empresas da região participaram dos debates expondo suas experiências. O bate-papo foi realizado no auditório da Escola de Educação Básica Padre Nóbrega.
No palco, a engenheira ambiental e de segurança do trabalho Cláudia Vanessa da Silva; o engenheiro civil José Carlos Concatto e o técnico eletrotécnico Jonas Schardong da Silva contaram como se deu a escolha pelas suas carreiras profissionais, bem como a trajetória nos primeiros empregos até os dias de hoje.
Em um dos momentos, Jonas ressaltou aos estudantes a importância da comunicação em um ambiente de trabalho. De acordo com ele, independente da área de formação do profissional, é necessário que todos tenham consciência do diálogo (ou da falta deste) nas organizações. “Em uma empresa é preciso conversar com setores diversos, como RH, engenharia, segurança do trabalho, departamento comercial, etc”, disse.
Assim, os profissionais precisam estar ligados sobre a importância deste relacionamento com as diversas equipes de uma empresa, como também falou Cláudia: “Na área de segurança do trabalho, por exemplo, é preciso conversar com diversos funcionários: psicóloga, enfermeira, além de família”. Para Concatto, “é primordial estar bem consigo mesmo e gostar do que faz, além de saber como trabalhar em equipe e conversar com colegas”.
A automatização dos processos industriais e a chegada de novas tecnologias também foram abordados pelos participantes que, unânimes, salientaram a importância do trabalho humano. “Vejo que a automação está substituindo tarefas que demandam alto esforço físico ou que prejudiquem a saúde do profissional”, fala Jonas. Cláudia fez coro: “o maquinário mais brilhante que conheço é o ser humano. Hoje grande parte dos processos de maquinário são automatizados. Porém, a peça fundamental ainda é o ser humano”.
Em outro momento, os estudantes conversaram com profissionais do próprio IFC que já atuaram em indústrias, como o diretor-geral Eduardo Butzen e o professor Charles Sóstenes Assunção. A coordenadora geral de Ensino, professora Jane Carla Burin, e o professor Ricardo Antonello também relataram um pouco de suas trajetórias profissionais e responderam às perguntas dos alunos.
O professor Charles falou: “o que diferencia as empresas, hoje, não é a tecnologia. São as pessoas. A tecnologia pode ser comprada ou terceirizada. Mas tende-se a valorizar muito a tecnologia e se esquecer das pessoas. A Apple tem valor não por causa das suas tecnologias, mas por causa das pessoas que estão lá. A tecnologia é fruto das pessoas que estão trabalhando na empresa”.
Questionado sobre escolhas profissionais que geram lucro ou satisfação, Antonello lembrou aos alunos que sim, é preciso pensar no lado financeiro, porém, não dá pra deixar de lado a realização pessoal. “Temos que buscar um equilíbrio. Se há afinidade com o trabalho, você não fará suas atividades olhando para o relógio”, exemplificou o professor.
Já o diretor-geral Eduardo Butzen lembrou: “há uma receita para a realização que leva em conta um tripé: ambiente de trabalho, remuneração e possibilidades pessoais. Acredito que com duas dessas prerrogativas o tripé se sustenta. Mas se duas falharem, não tem como”, finalizou.
Fonte: Wagner Lenhardt/Assessoria de ComunicaçãoA Polícia Militar foi acionada por volta das 13h para atender a uma ocorrência de lesão corporal envolvendo um homem, de 41 anos, e uma mulher, de 24
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, apesar da queda acentuada, a vítima apresentava apenas escoriações nos braços e relatou dores nos mem
O crime ocorreu na madrugada do último dia 7 de julho, quando uma dupla rompeu a porta de vidro do estabelecimento e subtraiu diversas mercadorias.
De acordo com a PM, o condutor apresentava sinais claros de embriaguez, como forte odor etílico, fala arrastada, comportamento exaltado e dificuldade
Socorristas do Corpo de Bombeiros encontraram o condutor ainda dentro da caminhonete, que ficou suspensa sobre a estrutura da casa. O homem relatou qu
A PM foi acionada por volta da 1h e as equipes encontraram uma intensa aglomeração, precisando utilizar o uso progressivo da força, empregando agentes