Caco Da Rosa - Jogadores e comissão técnica do Joaçaba Futsal doam sangue
Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 02/06/2025 | 12:22

Joaçaba

Jogadores e comissão técnica do Joaçaba Futsal doam sangue

Publicado em 01/06/2016 ás14:00

Divulgação

Foto: Divulgação

O Joaçaba Futsal cumpre um importante compromisso nesta semana, com repercussão positiva fora das quadras: a doação de sangue. A ação, na terça-feira (31) e quinta-feira (2), envolve o elenco e a comissão técnica da equipe. O mascote Luca também aderiu à iniciativa, que, além de contribuir para aumentar os estoques do Hemocentro Regional de Joaçaba, visa conscientizar os torcedores e a comunidade para o gesto de solidariedade que salva vidas.

Desde 2013 o Joaçaba Futsal integra o Empresa Solidária, do Hemosc, que em parceria com empresas do município e da região incentiva o cadastro de colaboradores para a doação de sangue espontânea, habitual e responsável. O projeto busca voluntários que compreendam a doação de sangue como uma atitude de solidariedade, cidadania, de responsabilidade pessoal e coletiva e de preservação da vida humana.

“Em 2016 é o primeiro agendamento com os jogadores e a comissão técnica do Joaçaba Futsal, mas o objetivo é que as doações de sangue aconteçam com regularidade. Tão importante quanto cadastrar novos doadores de sangue, é mantê-los doando regularmente”, ressalta Maicon Bortoluz, presidente do Joaçaba Futsal e chefe da Divisão Técnica do Hemocentro Regional de Joaçaba.

Saiba mais

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, estar em boas condições de saúde e pesar, no mínimo, 50 quilos. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável legal para assinar o termo consentindo a doação. O doador não pode estar em jejum, ter ingerido bebida alcoólica, ter feito cirurgia recentemente ou feito tatuagem e colocado piercing nos últimos seis meses.

“O volume coletado é de aproximadamente 450 ml,  que é reposto pelo organismo em algumas semanas após a doação”, explica Maicon, acrescentando que o sangue doado é fracionado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), podendo beneficiar mais de um paciente.

O Hemocentro Regional de Joaçaba atende 23 hospitais da região Meio-Oeste catarinense. Para a demanda mensal, necessita de aproximadamente 800 bolsas de sangue. Ou seja, em média  25 doações por dia. O atendimento é na Avenida XV de Novembro, das 10h às 18h30, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (49) 3527-2200.

Fonte: Mayelle Hall/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X