Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 06/09/2026 | 23:40
Publicado em 21/07/2016 ás18:00
A família do adolescente José Eduardo Lissenko, 13 anos, criou uma conta no site “vakinha" para arrecadar recursos para seu tratamento. O garoto, que reside em Caçador, foi diagnosticado com degeneração hereditária da retina do tipo “retinose pigmentar”, uma doença de caráter progressivo, que até o momento não possui cura, e pode levar a cegueira.
“Nossa única esperança é tentar estabilizar a doença com aplicações de células tronco”, descreveu a mãe Cristiane na página do site. De acordo com ela, o tratamento é caro e a família não conseguiu via SUS.
Com recursos angariados através de rifas, jantares e doações, José Eduardo recebeu a aplicação no olho esquerdo, mas agora precisa aplicar no outro olho. “Meu filho adora jogar bola, é muito estudioso e tem os cadernos impecáveis. Não suporto a ideia de ver ele cego. Nos ajudem por favor”, pediu a mãe.
O objetivo da família é conseguir juntar R$30 mil para o tratamento. Clique aqui para fazer sua doação via boleto ou cartão de crédito.
O que é retinose pigmentar?
Retinose pigmentar (RP) refere-se a um grupo de doenças hereditárias, que causam a degeneração da retina, região do fundo do olho humano. Ela é responsável pela captura de imagens a partir do campo visual. Pessoas com RP apresentam um declínio gradual em sua visão, porque as células fotorreceptoras (cones e bastonetes) morrem.
A RP é tipicamente diagnosticada em adolescentes e adultos jovens. É uma doença progressiva. A taxa de progressão e grau de perda visual varia de pessoa para pessoa. Em famílias com RP ligada ao cromossomo X, os homens são mais frequente e severamente afetados. As mulheres que carregam o traço genético apresentam a perda de visão com menos frequência.
A cegueira noturna é um dos sintomas iniciais e mais freqüentes da RP. Pessoas com degeneração nos cones apresentam primeiramente a diminuição da visão central e capacidade de discriminar as cores.(Retina Brasil).
O crime ocorreu por volta das 19h nas proximidades da entrada para o Loteamento Brisas do Vale, na subida para o Campus 2 da Unoesc, após um desentend
Acidente oi registrado no início da noite de 22 de agosto na Rua Sete de Setembro, quando a vítima perdeu o controle da direção da moto ao passar por
A análise preliminar apontou a ocorrência de legítima defesa, excludente de ilicitude prevista nos artigos 23 e 25 do Código Penal. A decisão consider
Jean Felipe Parisotto, de 33 anos, morador de Joaçaba, morreu afogado após a embarcação em que estava virar durante pescaria nas águas do rio Uruguai
Diante do risco iminentemente representado pela liberdade do suspeito, a 3ª Promotoria de Justiça obteve junto ao Poder Judiciário a regressão cautela
O acidente ocorreu manhã desta segunda-feira (31) em um trecho próximo à ponte de acesso ao bairro Amarante, no momento em que chovia na região