Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 07:22

Estado

SC disponibiliza central de emergência 190 para surdos e mudos

Publicado em 29/09/2016 ás11:00

Daniella Coriolano/Agência AL

Foto: Daniella Coriolano/Agência AL

A Polícia Militar de Santa Catarina lançou nesta semana o Projeto 190 Acessível,  que visa promover a inclusão social de surdos-mudos do Estado. Ciente da importância do seu papel na sociedade, a PM disponibilizou no seu site um ícone para acionamento do serviço de emergência.

De fácil acesso, a capitão da PM-SC, Karoline Melo da Cunha, destacou que o serviço de emergência direcionado a pessoas surdas, com deficiência na audição ou na fala, vai além da inclusão social, abrangendo o direito do cidadão.

Segundo ela, de maneira simples e rápida, o atendimento pode ser acessado por esses portadores de necessidades especiais. "Basta clicar no ícone para iniciar o bate papo, onde através de chat, entre o solicitante do serviço e um atendente da Central Regional de Emergência, vai registrar o chamado para ocorrência. O projeto vem proporcionar a estes usuários o mesmo atendimento já existente no 190."

Com abrangência em todo estado, o projeto-piloto dá inicio às atividades na Central de Emergência de Balneário Camboriú, com repasse para todo estado. Ao considerar que o atendimento é um direito de todos, Karoline salientou que é possível rastrear a origem da mensagem desde o início da comunicação e, assim, evitar trotes. Segundo a oficial, é valido lembrar que qualquer tipo de trote é crime. "Nosso objetivo é multiplicar a informação, divulgando o serviço para que todos que necessitem possam usufruir do atendimento, se necessário."      

Funcionamento
Acesse a página da Polícia Militar, www.pm.sc.gov.br. Após esse passo clique sobre o ícone, assim se iniciará um bate-papo entre o solicitante do serviço e um atendente da Central Regional de Emergência. O atendimento do serviço 190 será o mesmo, a diferença é que ao invés de você falar, vai solicitar a ajuda por mensagem escrita. 

Fonte: Agência AL

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X