Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 20:58

Geral

Engenharia Civil da Unoesc ganha prêmios em Congresso Brasileiro

Publicado em 20/10/2016 ás18:00

Unoesc recebeu duas premiações no evento

Foto: Unoesc recebeu duas premiações no evento

Acadêmicos e professoras do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba participaram, entre os dias 11 e 14 de outubro, do 58º Congresso Brasileiro do Concreto, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, conquistaram o 2º lugar no Concurso Concrebol, concorrendo com 27 universidades, e a 3ª posição no Concurso Aparato de Proteção ao Ovo (APO), concorrendo com 14 universidades, dentre elas várias federais.

O Concurso Concrebol desafia os estudantes a construir uma esfera de concreto leve de alta resistência e com dimensões pré-estabelecidas, capaz de rolar em uma trajetória retilínea e fazer gol em uma trave com largura de apenas 0,40 metros. Já no Concurso Aparato de Proteção ao Ovo (APO), os estudantes deveriam projetar e construir um pórtico em concreto armado, capaz de resistir a cargas crescentes de impactos verticais provocados pela queda de um cilindro metálico de alturas crescentes de 1, 1,5, 2 e 2,5 metros. Este pórtico tem a função de proteger um ovo colocado sob ele.

Além dos concursos, a Unoesc também teve quatro artigos científicos desenvolvidos por acadêmicos publicados e apresentados no evento, por meio de banners e apresentações orais.

O Congresso, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), apresenta debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos, bem como divulga as novidades em termos de pesquisas científicas, tecnologias e inovações sobre projetos estruturais, materiais de construção e suas propriedades, gestão e normalização técnica.

Os estudantes de instituições públicas e privadas de todo o Brasil participam das competições que incentivam o aprendizado na prática. A equipe da Unoesc foi composta pelos acadêmicos Alexandre Luiz de Matos Filho, Guilherme Leonel Salvador, Leonardo de Souza Schena, Natali da Rocha Restelatto, Renata Piva Chiarani, Rodrigo Limana Salla e Rodrigo Stechenski Zaccaron. As docentes Jhulis Marina Carelli e Maiara Foiato, e a coordenadora do curso, professora Angela Zamboni Piovesan, também participaram.

Para estar no 58º Congresso Brasileiro do Concreto, o grupo recebeu grande apoio da instituição, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e do CREAJr-SC. Também colaboraram as empresas Viga Pavimentações e Obras, Construlacer, Supremo Cimentos, Metacaulim do Brasil, Pedreira Caldart, Grace, Idol, Agrocampo Agropecuária, Grupo Essencial, RT Decorações, Transportadora Chiarani, Joaçaba Aço e Ferro, Demat Construtora e Inttegrare Engenharia.

Fonte: Jessica Novello/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X