Os 4
7 anos de lutas e conquistas do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em prol do povo de Santa Catarina foram comemorados na noite desta segunda-feira (22). Com as dependências do Plenário Osni Régis lotadas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), abriu a solenidade. Proposta pela bancada do PMDB, a sessão conduzida pelo vice-presidente da Casa, deputado Romildo Titon, homenageou de forma coletiva as personalidades que contribuíram para o fortalecimento da sigla.
Além dos cinco ex-governadores que marcaram a história catarinense, outros homenageados foram indicados individualmente por cada parlamentar da bancada. As indicações dos homenageados individuais prestam reverência aos que construíram a história do partido em várias regiões. Além dos nove deputados que estão na Assembleia, também fizeram indicações os parlamentares licenciados.
Entre os indicados, oito já foram vereadores, cinco administraram prefeituras, quatro foram deputados estaduais e três foram federais. Desde 1986, com a eleição do governador Pedro Ivo, cujo mandato foi completado por Casildo Maldaner, o PMDB passou a consolidar sua trajetória elegendo outros governadores, como Paulo Afonso Vieira e Luiz Henrique da Silveira, único que dobrou o mandato com outra eleição consecutiva e abrindo espaço para Eduardo Pinho Moreira governar por nove meses em 2006.
O primeiro pronunciamento da noite foi do deputado Carlos Chiodini. Líder da bancada e o mais jovem parlamentar no Legislativo estadual, Chiodini relembrou a história de fundação do MDB, atual PMDB. Em breve palavras falou sobre o primeiro diretório do partido, formado em 23 de abril de 1966, realizando sua primeira reunião no plenário da própria Assembleia, que à época tinha por sede o atual prédio do 4º Batalhão da Polícia Militar, no centro de Florianópolis. Ainda em sua manifestação, o parlamentar fez menção à renovação de quadros do partido, que em 2012 elegeu 105 prefeitos e prefeitas, mais 71 vice-prefeitos, mostrando-se presente em 143 administrações municipais. “Nas câmaras municipais, o PMDB contempla 871 vereadores e vereadoras, além de dois senadores e seis deputados federais no Congresso”, salientou.
Em nome dos homenageados, o deputado Edison Andrino, um dos fundadores do MDB, lembrou que foi eleito o primeiro prefeito na cidade pelo PMDB, com a bagagem de 10 anos como vereador, e credenciado pela maior votação a deputado estadual, obtida em 1982. O parlamentar, que foi indicado para receber a homenagem pelo colega Renato Hinnig, considera uma honra fazer parte dessa história marcada por inúmeras conquistas. “Podemos afirmar que o partido foi criado e cumpriu com as suas obrigações”, revelou. Andrino exerce seu terceiro mandato no Legislativo estadual, sendo quatro vezes eleito deputado federal.
Coordenador da bancada federal catarinense na Câmara, Rogério Peninha Mendonça destacou que, em seu sexto mandato eletivo - como prefeito, vice-prefeito, deputado estadual e deputado federal -, sempre foi fiel ao PMDB único partido ao qual se filou até hoje. “Tenho orgulho de ter conquistado todos esses mandatos dentro do PMDB. Respeitar a história política do partido é acreditar no seu potencial e na sua militância”, acrescentou.
Representando os ex-presidentes do partido, Paulo Afonso Vieira disse que, entre as conquistas, o PMDB pode ter provocado alguma decepção, “mas a grande verdade é que nenhum outro partido na história do Brasil pode dizer, em alto e bom tom, a sua população que cumpriu o programa estabelecido pelo partido. Nós, do PMDB, podemos afirmar que prometemos e cumprimos. Prova disto são os milhões de votos que recebemos ao longo da nossa história”, salientou.
Já o ex-governador Casildo Maldaner atribui às conquistas do PMDB a forma de governar do partido. Segundo o político, o partido governa com idéias e isso é o que desperta a atenção dos eleitores. “Dentro dessa forma de governar o PMDB cresceu e fez inúmeras parcerias, sendo respeitado. Realizar coligações faz parte de um governo movido pelo diálogo”, destacou.
Médico por formação, o ex-governador Pinho Moreira, na ocasião como presidente de honra do diretório estadual, destacou seu envolvimento na política desde criança, quando nos anos 50 vivenciava, em sua casa, seu pai receber lideranças políticas. Desde então despertou o interesse pela política e a vontade de entender essa prática. Segundo Pinho Moreira, desde 16 anos, quando distribuía santinho nas ruas, esteve engajado no meio político. “O PMDB construiu uma história, que ainda tem muito para crescer, servindo de exemplo para o país”, frisou.
Fonte: Agência AL