Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 14:57

Geral

Operação desmantela organização que distribuía drogas no Oeste

Publicado em 17/12/2016 ás11:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Está em andamento neste sábado (17) a Operação "Ponta a Ponta", coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), que apura os crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro no Oeste de Santa Catarina.

A operação está sendo realizada para dar cumprimento a e 18 mandados de prisões temporárias e 27 mandados de busca e apreensão nas cidades de Chapecó, Cascavel (PR), Céu Azul (PR) e Erechim (RS), todos expedidas pela 1ª Vara de Justiça de Chapecó.

A investigação foi iniciada pela 4ª Promotoria de Justiça em Chapecó no final de janeiro de 2016. Os trabalhos foram conduzidos pelo GAECO, unidade em Chapecó, com o apoio da Agência de Inteligência do 2º Batalhão da Polícia Militar.

Durante a investigação, que durou cerca de 11 meses, foi possível apurar dois grupos distintos voltados ao tráfico de drogas:

  • Um dos líderes possuía uma garagem de revenda de automóveis na cidade de Chapecó, sendo que como parte do esquema criminoso usava carros que estavam à venda em seu estabelecimento comercial para o transporte de entorpecentes. A conexão de aquisição em atacado de drogas era a região de Foz de Iguaçu (PR), para depois distribuir, cocaína e outras drogas, em Chapecó, Concórdia, Xanxerê, Seara. Durante a investigação foi apreendido em posse desse grupo um quilo de cocaína prensada na cidade de Concórdia. Também foi possível associar a este grupo criminoso, a apreensão de 29 kg de maconha na cidade de Palhoça (SC). O grupo se valia de lavagem de dinheiro (ocultação de bens) mediante a aquisição de veículos automóveis.

  • O segundo grupo identificado também praticava intenso tráfico de maconha e cocaína na região. A maconha era proveniente de Cascavel (PR) e a cocaína era oriunda das regiões de Ponta Porã, Corumbá (MS) e Cuiabá (MT). A esse grupo foi possível relacionar duas importantes apreensões de maconha realizadas pela Polícia Rodoviária Federal. Uma delas ocorreu em agosto deste ano na cidade de Céu Azul (PR), ocasião que foi apreendida quase 400kg, destinadas a Chapecó. A outra apreensão ocorreu no dia 7 de novembro de 2016, na cidade Sarandi (RS), ocasião que foi apreendida uma carga de 321,5 Kg de maconha que se destinava à região de Porto Alegre-RS. Esse segundo grupo criminoso realizava, em regra, a compra de drogas em grande quantidade na região de fronteira do Brasil e contratava "mulas" para fazerem o transporte para as regiões de Curitiba-PR, Chapecó-SC, Erechim-RS e São Leopoldo-RS.

Para dar cumprimento às ações deflagradas nesta Operação foi necessário o emprego de 105 integrantes dos órgãos que atuaram em colaboração, que utilizaram 32 veículos para o cumprimento dos 18 mandados de prisão e 27 mandados de busca e apreensão. Veja os órgãos e efetivos que dão andamento à operação:

Promotores de Justiça do MPSC: 03

Policiais Militares e Civis dos GAECOs: 37

Auditores da Fazenda Estadual: 03

Efetivo PMSC (Chapecó/Xanxerê/Concórdia): 46

Efetivo Canil/PC (Canil São Lourenço do Oeste):02

Efetivo Policial dos GAECO/MPPR de Cascavel: 05

Efetivo Policial da Brigada Militar RS, de Erechim: 05

Inteligência Polícia Rodoviária Federal: 02

OPERAÇÃO PONTA A PONTA

O nome da operação deve-se à investigação que descobriu toda a organização e estrutura vertical e de hierarquia da organização criminosa.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X